Conecte-se Conosco

Policial

Dois homens são presos após tiros dentro de quarto de hotel em Maringá

Caso aconteceu em um estabelecimento da Avenida Colombo, na tarde desta quarta-feira (30). Ninguém se machucou, segundo a PM.

Publicado

em

Foto: Gabriel Bukalowski/RPC e Polícia Civil

Dois homens foram presos após disparos de arma de fogo dentro do quarto de um hotel de Maringá, no norte do Paraná, segundo a Polícia Militar (PM), na tarde desta quarta-feira (30). Equipes de forças de segurança foram ao local para exigir a rendição dos suspeitos.

De acordo com a PM, ninguém se machucou. A Polícia Civil informou que, a princípio, havia a informação de que um dos homens estava sendo mantido como refém. Apesar disso, a investigação acredita que a hipótese não deva se confirmar.

O hotel fica na Avenida Colombo. Funcionários disseram à RPC que os dois homens estão hospedados no estabelecimento desde terça-feira (29).

Além disso, os funcionários relataram que a família de um dos rapazes entrou em contato com o hotel para pedir informações do filho. Uma trabalhadora chegou a ir até o quarto e ouviu uma discussão.

Uma pistola calibre 9 mm e um acessório foram apreendidos pela polícia. Segundo a PM, os dois rapazes são de Londrina, no norte do Paraná.

A Avenida Colombo, na altura da Avenida Bento Munhoz da Rocha, precisou ser interditada pela Polícia Militar. Às 15h30 o trânsito estava liberado.

A Polícia Civil investiga a motivação dos disparos.

Fonte: https://g1.globo.com/pr

Comentários

Policial

Homem investigado é preso com cerca de meio milhão em drogas, no Paraná

Suspeito foi identificado como Juan Felipe Andrade de Souza, de 29 anos. Era investigado por traficar para alta sociedade.

Publicado

em

Foto: Polícia Civil (PC-PR)

Um homem investigado por traficar para a alta sociedade foi preso na tarde desta quinta-feira (4), em Maringá, no norte do Paraná. Segundo a Polícia Civil (PC-PR), o suspeito foi identificado como Juan Felipe Andrade de Souza, de 29 anos.

Durante um mandado de busca e apreensão cumprido no apartamento dele – que fica em um condomínio de luxo da cidade – foram apreendidos diversos tipos de drogas, avaliadas em cerca de meio milhão de reais.

De acordo com a polícia, Juan começou a ser investigado há três meses, pelo setor de Antitóxicos. Segundo o delegado Gustavo Bianchi, ele fazia entregas das drogas em um carro de luxo.

Durante a operação desta quinta, os policiais encontraram malas com maconha e cigarros eletrônicos de maconha. Tudo estava escondido dentro do guarda-roupa de Juan. No apartamento também havia skank e porções de cocaína.

Além das drogas, também foram encontradas balanças de precisão e embalagens para fracionamento e entrega. No veículo usado por Juan, os policiais acharam barras de haxixe marroquino.

Entre as drogas apreendidas, a polícia encontrou cigarros eletrônicos de maconha — Foto: Ronaldo Vanzo/RPC

“A gente vai aprofundar as investigações a partir dessas apreensões e vamos tentar identificar outros envolvidos que possam estar atuando junto com ele”, explicou o delegado.

Toda a droga, o carro e o celular de Juan foram apreendidos. Ele foi levado para a delegacia e vai responder pelo crime de tráfico de drogas.

Em nota ao g1, o advogado Arthur Camargo Barreto, que atua na defesa de Juan, disse está acompanhando a investigação e a verdade dos fatos será demonstrada após análise técnica dos autos. Veja abaixo a nota da íntegra:

“A defesa informa que acompanhará o processo investigatório com toda a seriedade necessária. Ressaltamos que a prisão em flagrante não implica, por si só, reconhecimento de culpa, sendo indispensável a devida instrução processual para apuração das circunstâncias. Todas as manifestações da defesa serão apresentadas no momento oportuno, em respeito ao devido processo legal e à ampla defesa. Confiamos que, com a análise técnica dos autos, ficará demonstrada a verdade dos fatos. Reforçamos ainda a importância da responsabilidade midiática em aguardar o andamento regular do processo antes de conclusões precipitadas”, informou a defesa.

Fonte: https://g1.globo.com/pr

Comentários
Continue lendo

Policial

Governador Ratinho Junior autoriza a promoção de mais de 600 policiais penais

Medida beneficia servidores de diferentes classes do Quadro da Polícia Penal do Paraná.

Publicado

em

Foto: Polícia Penal

Com objetivo de valorizar os profissionais das forças de segurança do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (28) o Decreto 10.725/2025 , que autoriza a promoção de 627 policiais penais do Estado. As promoções, por critérios de merecimento, passam a valer a partir da publicação do decreto no Diário Oficial.

A medida reconhece o trabalho dos servidores do Quadro Próprio da Polícia Penal do Estado do Paraná, que atuam no sistema prisional garantindo a ressocialização das pessoas privadas de liberdade e a segurança do restante da população. O processo beneficia servidores ativos que atendem os critérios para a promoção definidos pela Lei Complementar 245/22.

As promoções atingem servidores de diferentes classes na corporação. Do total, 10 policiais penais foram promovidos para classe I, 45 para classe II, 29 para classe III, 12 para classe IV, 8 para classe V, 409 para classe VI, 10 para classe VII, 7 para classe VII, 92 para classe IX, 2 para classe X e 3 para classe XI.

POLÍCIA PENAL
O Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) foi instituído em 2021, com a promulgação da Emenda Constitucional nº 50, que equiparou a Polícia Penal às demais corporações policiais do Estado.

Com a reestruturação da carreira, a atividade policial passou a se basear em critérios de hierarquia, sendo definidos níveis funcionais e normas disciplinares. Isso possibilitou a criação do Quadro Próprio da Polícia Penal e da Função Privativa-Policial, voltados exclusivamente aos policiais penais.

A mudança também consolidou a transferência definitiva da gestão das carceragens para a Polícia Penal, que assumiu integralmente as atribuições de fiscalização, controle e segurança das unidades prisionais estaduais.

Fonte: https://www.parana.pr.gov.br/

Comentários
Continue lendo

Policial

Furtos e roubos de celulares caem 21% no Paraná

Número de aparelhos recuperados cresce 50%.

Publicado

em

Foto: PCPR

O Paraná registrou a 4ª maior queda do País no número de furtos e roubos a celulares em 2024, na comparação com 2023. Segundo o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última semana, a redução foi de 21% na soma dos dois tipos de crime, passando de 40.723 para 32.368 em números absolutos. O Estado também obteve a 4º maior variação no número de aparelhos recuperados pelas forças de segurança.

Com a redução no número de ocorrências envolvendo celulares, a taxa no Paraná a cada 100 mil habitantes passou de 346,5 para 273,7. No País, esse índice é de 400,2. O Estado só ficou atrás de Piauí (-29,7%), Goiás (-26,6%) e Roraima (-22,3%) em relação às maiores diminuições nos números de furtos e roubos entre um ano e outro da análise.

Se considerado somente o crime de furto de celulares (quando a ação não envolve violência), o número de ocorrências reduziu 20,5%, passando de 28.685 em 2023 para 22.936 em 2024. Foi a segunda maior redução no País, atrás apenas de Goiás, com -24,5%. Esse resultado fez com que a taxa a cada 100 mil habitantes passasse de 244 para 194 no Estado.

Quando isolado o crime de roubo, a redução é ainda maior, de 22,1% entre 2023 e 2024, caindo de 12.038 para 9.432. A taxa desse tipo de ocorrência diminuiu de 102,4/100 mil habitantes para 79,8/100 mil habitantes. No Brasil, a taxa é mais que o dobro do Paraná, de 176,3 a cada 100 mil habitantes.

Números da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) apontam que o cenário de queda nos números de furtos e roubos de celulares apontado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública em 2024 continua em 2025. De janeiro a maio, houve queda de 45,6% na comparação com 2018, passando de 23.608 casos naquele ano para 12.826 nos primeiros cinco meses de 2025.

RECUPERAÇÃO
Outro dado analisado pelo Anuário diz respeito à quantidade de celulares recuperados pelas forças de segurança, com crescimento de 49,7%. Foram 1.711 aparelhos devolvidos aos seus donos em 2024, contra 1.136 em 2023. Foi o 4º maior avanço do País na taxa de devolução, atrás de Santa Catarina (132,6%), Acre (67,9%) e Rondônia (59,1%), e empatado com Roraima.

“Esse resultado é reflexo direto dos investimentos em tecnologia, infraestrutura e planejamento, somados a uma integração plena e eficiente entre as nossas polícias, que hoje atuam de forma coordenada e estratégica. A recuperação de celulares é apenas um dos muitos exemplos de como esse modelo impacta positivamente a vida da população”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira.

HOMICÍDIOS, ROUBOS E DROGAS
Dados do 19º Anuário de Segurança Pública também mostram que homicídios dolosos caíram 10% e o número de roubos reduziu 23,7% no Paraná em 2024, em relação a 2023. O Paraná não tem nenhum município entre os mais violentos do País e está entre os seis com as menores taxas de mortes violentas intencionais, acima da média nacional.

Outro destaque é o volume de apreensão de drogas, com o Paraná responsável por mais de um terço de todos os entorpecentes retirados de circulação no Brasil no ano passado. O Estado respondeu por 36,5% das apreensões de maconha e cocaína no País em 2024. Foram 769,4 mil kg (769 toneladas) apreendidos, tanto pelas forças de segurança estaduais (Polícia Militar e Polícia Civil), quanto pelas forças federais. Em todo o País foram retiradas de circulação cerca de 2,1 milhões de quilos de drogas.

ORIENTAÇÃO
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta as vítimas de furto e roubo de celulares a registrarem Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima. Em casos de furtos, a ocorrência pode ser registrada pelo site da PCPR. É importante informar o IMEI do aparelho no momento da confecção do BO, dado essencial para o rastreamento dos aparelhos. O código pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do iOS vinculada.

Fonte: https://www.parana.pr.gov.br/

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas