Conecte-se Conosco

Esportes

Marlon Bonilha vence em sua ESTREIA no Brasileiro de Big Trail

Piloto Pro Tork / KTM Sportbay Racing Team foi o destaque da abertura.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

Marlon Bonilha foi o grande destaque da abertura do Campeonato Brasileiro de Big Trail, realizada nesta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22, junto ao King Off The Jungle (Rei da Floresta, na tradução em Português) , em Poços de Caldas, Minas Gerais.

O piloto Pro Tork / KTM Sportbay Racing Team venceu a categoria principal, Heavy Pro.

Na sexta-feira, os competidores encararam o prólogo em uma pedreira desativada, com quatro voltas de oito quilômetros.

O desafio definiu a ordem de largada para a prova principal deste sábado, que contou com cinco voltas de cinco quilômetros. Ambas exigiram muita técnica.

“Consegui vencer os dois dias com a KTM 1290 Adventure R; a motocicleta é fantástica, com suspensão e ciclística perfeitas. O desafio foi imenso, com muitas subidas e descidas, pedras soltas, enfim. Fiquei feliz por estar entre amigos e por ter um bom desempenho”, explicou.

A Pro Tork / KTM Sportbay Racing Team contou ainda com outros dois pilotos. José Américo subiu ao lugar mais alto do pódio na classe Big Pro, ao somar um primeiro e outro terceiro lugares. Já Andreia Pasa foi a segunda colocada na Feminina Big, com dois segundos lugares.

O Campeonato Brasileiro de Big Trail tem sua próxima etapa programada para acontecer no dia 24 de junho, durante o Night Track, em Interlagos, São Paulo (SP). A equipe é presença confirmada no desafio e espera seguir somando pontos importantes em busca dos títulos da primeira temporada nacional da modalidade.

Fonte: https://npdiario.com.br/

Comentários

Esportes

Jogos Escolares do Paraná chegam aos 70 anos em 2024

Foram mais de 113 mil participantes de 396 municípios em 2023.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

A edição 2024 dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), que começa em 3 de maio, vai comemorar também, os 70 anos de existência da competição. Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovido pelo Governo do Estado, os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares em disputas de futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol e xadrez (além de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e golf7, disputados apenas nas fases finais).

A primeira edição foi no início dos anos 1950, com o nome Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), realizada apenas em Curitiba. Participaram 52 instituições de ensino, ginasiais e colegiais. Em 1975, já abrangendo o Interior do Estado, a competição passou a ser denominada Jogos Escolares do Paraná. Em 2022, os Jeps tiveram mais de 90 mil inscritos, entre alunos-atletas e professorestreinadores, de 395 municípios, um recorde até então. Em 2023, foram mais de 113 mil participantes de 396 municípios.

Realizados pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com a Secretaria da Educação, municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, os Jeps crescem a cada edição em número de participantes, qualidade dos atletas e interesse da comunidade. Atualmente, quase todos os municípios enviam delegações para as disputas, movimentando diversas regiões das sedes das fases municipal, regional, macrorregional e final.

Após a fase estadual, as seleções paranaenses, formada pelos destaques, participam do calendário nacional representando o Paraná. No ano passado, o Paraná levou 262 pessoas para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros
(Jebs), em Brasília. Também foram enviados 202 atletas e treinadores para Ribeirão Preto para os Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro e 24 para a Bahia, onde o Paraná foi campeão do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar.

A coordenadora dos Jeps na Secretaria do Esporte, Márcia Tomadon, que disputou os Jogos Escolares do Paraná em 1977, diz que é alegria comemorar sete décadas de engajamento no esporte. “É o evento esportivo de maior capilaridade, chegando a todo o Paraná”, diz. “Comemorar os 70 anos dos Jeps é celebrar o esporte paranaense. Hoje, o Paraná é referência no esporte escolar brasileiro devido à grande participação das escolas na competição
estadual. É uma satisfação imensa saber que chegamos aos 70 anos com muita qualidade e competitividade”.

Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, os Jogos Escolares do Paraná são a base da grade esportiva da pasta. “Os Jeps permitem a formação de milhares de crianças dentro de princípios do esporte, como saúde, disciplina, espírito de equipe e superação. Muitos destes jovens não se tornarão grandes atletas, mas com certeza serão bons cidadãos, protegidos pela educação e pelo esporte, levando aquilo que aprenderam ao longo da vida”, afirma.

Além da educação e esporte, os Jogos Escolares também promovem a inclusão social. As modalidades para alunos com deficiência (ACD) são disputadas de forma simultânea à competição tradicional nas mesmas etapas. Os campeões são habilitados para as Paralimpíadas Escolares, que acontecem em São Paulo. Em 2023 a delegação paranaense teve 235 pessoas.

1ª FASE REGIONAL – 3 a 8 de maio – Jesuítas, Itaperuçu,Renascença/Marmeleiro, Medianeira, Pinhão, Siqueira Campos, Jacarezinho, Ângulo/Atalaia, Pontal do Paraná, Terra Rica, Coronel Vivida, Telêmaco Borba,
Palotina, União Vitória e Douradina.

FASE REGIONAL CURITIBA – 9 a 18 de maio.

2ª FASE REGIONAL – 17 a 22 de maio -Rio Negro, Jandaia do Sul, Barbosa Ferraz, Capitão Leônidas Marques, Tuneiras do Oeste, Assaí, Nova Esperança do Sudoeste, Boa Esperança, Irati, Jardim Alegre, Quedas do Iguaçu, Santa
Cruz Monte Castelo, Sertanópolis, Imbituva, Nova Tebas e Sengés.

FASE MACRORREGIONAL – 11 a 16 de junho – Campo Largo, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Assis Chateaubriand, Astorga, Nova Esperança, Apucarana e Cambará.

FASE FINAL (12 A 14 ANOS) – 12 a 20 de julho – Campo Mourão.
FASE FINAL (15 A 17 ANOS) – 2 a 10 de agosto – Pato Branco.

Fonte: www.npdiario.com.br

Comentários
Continue lendo

Esportes

Pro Tork acelera no Sportbay Catarinense

Equipe parte confiante para a disputa que acontece neste fim de semana.

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Pro Tork Racing Team parte confiante para a quarta etapa do Sportbay Catarinense de Velocross 2023, que acontece neste fim de semana, dias 1 e 2 de julho, na pista do Parque Ribeirão das Pedras, localizada na cidade de Indaial. Após três etapas disputadas, a competição entra na segunda metade da temporada e promete fortes emoções.

Os destaques da equipe são os atletas: Marcio Lago – primeiro colocado na categoria VX4 Especial; terceiro na Over, quarto na VX4 Nacional e na VX3 Especial; Cristian da Cruz – primeiro na Intermediária Nacional e quarto na Nacional 250cc Pró; Fernando Simões – líder na Nacional 250 Standart; e Luan Gabriel – líder na 65cc.

A programação tem início no sábado com os treinos livres a partir das 10h30 e as primeiras corridas às 16h. Já no domingo é retomada às 8h com mais treinos, seguidos pelo restante das provas às 11h. O ingresso custa R$ 20 e estará disponível na bilheteria local. Quem não puder torcer de perto, consegue acompanhar a transmissão ao vivo através do canal da FCM no YouTube.

Serviço: Campeonato Sportbay Catarinense de Velocross

Etapa: 4

Quando: Neste fim de semana, dias 1 e 2

Onde: Parque Ribeirão das Pedras – Indaial

Inscrição: www.eventos.sportbay.com.br

Transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCaKdkTWWwPKTS2JZQbnKbgA

Ingresso: R$ 20

Fonte: https://npdiario.com.br/

Comentários
Continue lendo

Esportes

Paraná é destaque no brasileiro escolar de atletismo: campeão no masculino e vice no feminino

As gêmeas Ana e Helena Mees, de 17 anos, conquistaram o primeiro lugar nos 1.500 e 3.000 metros.

Publicado

em

Fotos: Ana e Helena/Arquivo pessoal e SEES

Estudantes paranaenses subiram ao pódio do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar, nesta semana, em Brasília. O Paraná se sagrou campeão geral no masculino, com 68 pontos, seguido de São Paulo (63) e Santa Catarina (61). No feminino, as paranaenses ficaram com o vice-campeonato, somando 77 pontos, atrás apenas de São Paulo (96). A competição aconteceu de segunda a quinta-feira (20 a 23).

A Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR), em parceria com a Secretaria do Esporte do Paraná, enviou uma delegação de 12 atletas, de 10 escolas públicas e duas particulares. A competição faz parte da seletiva para o Mundial Escolar, a ser disputado em agosto, no Rio de Janeiro.

Chamou a atenção na competição o desempenho das gêmeas Ana e Helena Mees, de 17 anos, que conquistaram medalhas de ouro. Helena correu os 1.500 metros em 4 minutos e 40 segundos. Ana completou os 3.000 metros em 10 minutos e 38 segundos.“Foi uma experiência muito especial, com vários estados diferentes competindo”, disse Ana. “Tivemos o incentivo de todos, a interação foi muito importante”, complementou Helena.

Alunas do último ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, elas venceram as provas de meio fundo do torneio nacional pelo segundo ano consecutivo. Ana foi bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Estado, em 2022, e Helena, em 2020 e 2022. O programa contempla técnicos e atletas de todos os níveis com bolsas financiadas pela Copel para apoiá-los em suas atividades e, também, descobrir novos talentos.

Rayssa Ramos, medalhista de ouro no lançamento de disco, aprovou a experiência e o nível das provas. “Ontem fiz uma boa marca na prova do lançamento do disco, conquistei a medalha de ouro e pontos para nossa delegação. A competição foi incrível”, disse.

As provas foram aplicadas na Divisão de Educação Física do Comando Militar do Planalto, na Divisão de Educação Física, e contaram com 324 participantes de todos os estados e do Distrito Federal. Cada atleta participou de, no máximo, duas provas individuais, combinando entre corridas, saltos, arremessos e lançamentos. No total, mais de 550 pessoas participaram, incluindo técnicos, dirigentes e árbitros.

RESULTADO – O resultado das competições de atletismo leva em conta o nível técnico das equipes e atletas no decorrer das disputas, sendo posicionados de acordo com o desempenho nas etapas, em séries ouro, prata e bronze. Esse método permite que a disputa final se dê entre equipes de níveis técnicos iguais.

Confira os medalhistas paranaenses:

Série Ouro

Medalhas de ouro:

3000 metros – Ana Mees

1500 metros – Helena Mees

Lançamento de disco – Rayssa Ramos

Lançamento de martelo – Kimberly de Souza

400 metros com barreiras – Amanda Miranda

400 metros com barreiras – Ruan Miguel

Salto Triplo – Eric Guedes

Medalhas de prata:

Lançamento de martelo – Jorge Cordeiro

200 metros – Mateus Geronimo

Salto Triplo – Ana Corassini

Medalha de bronze:

Salto em Altura – Gabriel Tavares

Série Prata

Medalhas de ouro:

100 metros com barreiras – Gabriel Tavares

Medalhas de prata:

Salto em distância – Mateus Geronimo

Medalhas de bronze:

Salto em distância – Ruan Miguel

Lançamento de disco – Ana Mees

Série Bronze

Medalhas de bronze:

Salto em distância – Amanda Miranda

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas