Conecte-se Conosco

Educação

Resultados do Enem 2020 sairão na noite de segunda-feira

Candidatos poderão visualizar as notas após as 18h. Inscrições para o Sisu começarão em 6 de abril.

Publicado

em

Fotos: Rede Amazônica e Roberta Pinheiro

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão acesso às notas das provas objetivas e da redação na próxima segunda-feira (29). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados estarão disponíveis após as 18h, na página do participante.

Nesta data, serão publicados os boletins de desempenho das seguintes versões do Enem:

. impressas (primeira e segunda aplicação);
. digital;
. PPL (para pessoas privadas de liberdade).

Os treineiros só poderão consultar os resultados em 28 de maio.

Como consultar a nota
Os candidatos só conseguem ter acesso ao próprio resultado — as notas dos demais alunos não são divulgadas publicamente.

Para conferir o boletim de desempenho, é preciso entrar na página do participante e digitar os dados do login único do governo federal.

Caso o aluno tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la. Basta seguir os seguintes passos:

. informar o CPF;
. clicar em avançar e, em seguida, em “esqueci minha senha”;
. escolher uma das formas de recuperar o acesso à conta (validação facial, celular, e-mail ou internet banking);
. aguardar o envio do código de verificação;
. gerar uma nova senha.

Para que serve a nota do Enem 2020?
O Enem 2020, previsto inicialmente para novembro do ano passado, foi adiado para janeiro e fevereiro de 2021, em razão da pandemia.

Consequentemente, programas do governo que costumam utilizar a nota da prova — como o Prouni e o Fies — aceitaram apenas os resultados das edições anteriores do exame. Não daria tempo de aguardar até o fim de março para iniciar os processos seletivos.

O único programa de acesso ao ensino superior que conseguiu reorganizar o calendário para usar as notas do Enem 2020 foi o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ele seleciona alunos para universidades públicas.

As inscrições ocorrerão de 6 a 9 de abril. Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação.

Cronograma do Sisu
. Inscrições: de 6 a 9 de abril
. Resultado da chamada única: 13 de abril
. Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril
. Manifestação de interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril

Fonte: https://g1.globo.com/educacao

Comentários

Educação

Enem 2020: Urbs reforça linhas de ônibus para atender locais de provas no domingo (24), em Curitiba

Orientação é para que candidatos saiam antecipadamente de casa para evitar congestionamentos e também para respeitar limite máximo de lotação dos veículos por causa da Covid-19.

Publicado

em

Foto: Luiz Costa/SMCS

A Urbs, empresa que administra o transporte público em Curitiba, vai reforçar algumas linhas de ônibus que dão acesso aos locais de prova da segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será no domingo (24).

A orientação é para que os candidatos saiam antecipadamente de casa para evitar congestionamentos e também para respeitar o limite máximo de lotação dos veículos por causa da Covid-19.

Conforme a prefeitura, linhas que não operam aos domingos e/ou linhas especiais criadas para este dia, como as listadas abaixo, terão programação especial:

829 – Universidade Positivo
620 – Fac. Santa Cruz
815 – Tuiuti Barigui

A linha 816 – Campina do Siqueira/Santa Felicidade terá o horário de atendimento estendido no domingo, tendo como último horário de saída do Terminal Santa Felicidade as 19h38 e último horário de saída do Terminal Campina do Siqueira as 19h56.

Os horários de ônibus podem ser consultados no site da URBS.

Horários do Enem
. Abertura dos portões: 12h
. Fechamento dos portões: 13h
. Horário início das provas: 13h30
. Horário término das provas: 18h30
. Horário término das provas diferenciados, em alguns locais: 19h30
. Saída dos candidatos após o início da prova: a partir de 15h30
. Entrega dos cadernos de provas a partir de 18h.

Fonte: https://g1.globo.com/pr

Comentários
Continue lendo

Educação

Enem 2020: Locais de prova são divulgados nesta terça

Inep divulga Cartão de Confirmação da inscrição, que também traz o número de identificação, data e horário da aplicação do exame.

Publicado

em

Foto: Antonio Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Os inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) poderão acessar o cartão de confirmação de inscrição a partir desta terça-feira (5). As provas impressas estão marcadas para 17 e 24 de janeiro. A aplicação da versão digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O documento traz, entre outras informações, o local do exame, o número de inscrição, a data e o horário em que a prova será aplicada. Ele pode ser acessado na Página do Participante, no site do Enem.

Nas redes sociais, candidatos relatam dificuldades para visualizar o local de prova pelo site. Outros dizem que conseguiram a confirmação pelo app oficial do Enem. Ao G1, o Inep, organizador do exame, afirma que as informações já estão disponíveis.

O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o documento nos dias de aplicação da prova. Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas.

Adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19, o cronograma do Enem sofreu algumas alterações:

. Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
. Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
. Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
. Resultados: 29 de março

Enem na pandemia
O uso de máscaras de proteção será obrigatório durante toda a aplicação do exame.

Quem estiver com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas nos dias de realização do Enem poderá participar da reaplicação das provas em 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Para pedir a reaplicação, os candidatos deverão comunicar a condição de saúde por meio da Página do Participante antes da aplicação do exame.

Além da Covid, são consideradas doenças infectocontagiosas para pedir a reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, e varicela.

Os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame.

Nesse caso, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar o caso, a fim de agilizar a análise do laudo pela autarquia. A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada, também, na Página do Participante.

Fonte: https://g1.globo.com/educacao

Comentários
Continue lendo

Educação

Prorrogados os mandatos dos diretores de colégios estaduais

Continuarão no comando da gestão pelo menos até 9 de julho de 2021.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

Mais de 1,7 mil colégios estaduais em todo o Paraná participariam no último dia nove da eleição dos novos diretores dos estabelecimentos. A votação estava marcada para o período das 8 às 22 horas e deveria mobilizar um grande número de pessoas, já que estavam aptos a participar professores, funcionários das escolas, pais e alunos com mais de 16 anos. O risco de aglomerações em meio à pandemia do coronavírus fez com que o Ministério Público do Paraná pedisse na Justiça a suspensão da consulta.

Os atuais mandatos se encerrariam no fim deste ano, mas as eleições que definiriam os novos gestores para o período de 2021 a 2024 foram suspensas por decisão liminar da 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba.

Nesta quarta-feira, dia 16, o mandato dos atuais diretores e diretores auxiliares foi prorrogado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte até 9 de julho de 2021. A data da nova eleição será anunciada posteriormente e deverá acontecer provavelmente no final do primeiro semestre de 2021.

Os colégios cívico-militares e integrais não fazem parte dessa decisão, que atingiu apenas os regulares.

Os atuais diretores e diretores auxiliares poderão optar pela não prorrogação do seu mandato, comunicando o Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) da sua decisão, via e-mail, até sexta-feira (18).

Nas instituições de ensino em que não houver prorrogação dos mandatos, a Seed fará a indicação do diretor e do diretor auxiliar com base no art. 9.º da Lei n.º 18.590, de 13 de outubro de 2015. Diretores e diretores auxiliares que não se adaptaram à gestão escolar no sistema de aulas não presenciais (adotadas desde o início de abril) não terão os mandatos renovados.

Mais de 90% das 1.851 chapas inscritas nas eleições suspensas participavam como chapa única no processo.

Fonte: https://npdiario.com/educacao

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas