Conecte-se Conosco

Cambará

Quadrilha explode três agências bancárias de Cambará

Outros dois bancos que ficam na mesma avenida também ficaram danificados. Moradores ouviram tiros durante a ação, que aconteceu na madrugada desta terça-feira (6).

Publicado

em

Fotos: Reprodução

Uma quadrilha explodiu três agências bancárias de Cambará, no Norte Pioneiro do Paraná, na madrugada desta terça-feira (6), segundo a Polícia Militar (PM). Outras duas agências também foram danificadas.

A polícia informou que os crimes aconteceram por volta das 3h. Testemunhas disseram que os ladrões chegaram em três carros e estavam com armas de grosso calibre.

Além disso, conforme a PM, os criminosos chegaram atirando para o alto para intimidar a polícia e moradores da região. A cidade tem cerca de 25 mil habitantes.

Uma imagem de câmera de segurança mostra os criminosos armados atirando. Além disso, é possível ouvir o barulho das explosões. Assista aqui.

Dois ambulantes foram feitos reféns. A PM afirmou que os homens contaram que os criminosos fizeram com que eles ajudassem na ação.

Segundo as investigações, os alvos da quadrilha eram os cofres dos bancos. As agências ficam em uma avenida da cidade.

Até a publicação desta reportagem não havia informações sobre possíveis valores e objetos furtados, além de feridos ou presos.

O Bradesco informou que apura o ocorrido e que não terá atendimento na agência, nesta terça. Clientes devem buscar atendimento em cidades vizinhas ou em unidades expressas da praça.

O Banco do Brasil afirmou que não irá funcionar na cidade, nesta terça-feira, e que colabora com as autoridades policiais. Segundo o banco, não houve feridos na agência. Clientes podem buscar por acesso em municípios vizinhos.

Fonte: https://g1.globo.com/pr

Comentários

Cambará

Auditorias avaliam qualidade do ensino em Cambará e Curiúva

Para verificar situação nas duas cidades.

Publicado

em

Foto: Reprodução

Duas equipes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizaram, na semana passada, auditorias na área da Educação nos municípios de Cambará e Curiúva. Essas auditorias presenciais integram o Plano Anual de Fiscalização
(PAF) de 2023 do TCE-PR.

Em Cambará, o trabalho foi realizado pelas auditoras de controle externo Nayara do Amaral Carpes, da Coordenadoria de Auditorias (CAUD), e Camila Ribeiro Felix, da Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF). Já em Curiúva,
executaram a fiscalização os auditores Tiago Zambon Ribeiro e Vitor Hugo Steinke, ambos da CAUD.

A atuação de equipes multidisciplinares faz parte de uma iniciativa que estimula profissionais de todas as áreas do TCE-PR a participarem diretamente da fiscalização, função primordial de um órgão de controle externo. Os trabalhos de campo são sempre acompanhados por pelo menos um servidor da CAUD, com formação técnica em auditoria.

Neste ano, as auditorias do PAF Educação – executadas pela Coordenadoria de Auditorias (CAUD) – se concentram em municípios de pequeno porte, possuem caráter operacional e buscam verificar a qualidade do ensino, com ênfase no combate e tratamento da defasagem no aprendizado, conforme definido na Diretriz nº 17 do PAF 2023. Esta, por sua vez, enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente naquele de número 4, referente à oferta de educação de qualidade.

As auditorias têm como objetivos específicos avaliar o planejamento das ações de enfrentamento à defasagem no aprendizado; a adequação da capacitação de professores e gestores escolares; a qualidade do acompanhamento do
aprendizado dos alunos; e a adequação do reforço escolar ofertado e das ações de prevenção e enfrentamento da violência e exclusão social no ambiente escolar.
Benefícios – Com ações fiscalizatórias como essas, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a atuação dos gestores, contribuindo para o aperfeiçoamento da administração pública e incentivando o aprimoramento da
governança, por meio da avaliação da eficiência, efetividade, eficácia e economicidade dos serviços prestados à população.

As auditorias também contribuem para que o Tribunal consiga auxiliar os administradores públicos locais na identificação e na resolução dos principais problemas relativos à área auditada, com a apresentação de recomendações de melhorias na gestão pública dos municípios visitados.

Fonte: https://npdiario.com.br/

Comentários
Continue lendo

Cambará

Polícia Militar de Cambará prende traficante

Indivíduo já é conhecido por praticar crimes.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

A Polícia Militar de Cambará, neste sábado (21) pela tarde, apreendeu moto e ilícitos.

Na Avenida Brasil, em patrulhamento, a equipe abordou rapaz conhecido no meio por narcotráfico.

Ao perceber a eminente abordagem, ele tentou fugir em alta velocidade com a moto, praticando direção perigosa, gerando perigo de dano a si e a terceiros.

Diante disso, os policiais se dirigiram para a casa do elemento, onde conseguiram abordá-lo quando estava na calçada prestes a entrar a sua residência.

Em revista, encontradas 56 pedras de crack e uma porção de maconha. A motocicleta também estava com a placa, chassi e número do motor adulterados, sendo apreendida. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: https://npdiario.com.br/

Comentários
Continue lendo

Cambará

Estado entrega novo centro cirúrgico da Santa Casa de Cambará

Estrutura promete dobrar o volume de cirurgias realizadas no local, que atende vários municípios do Norte Pioneiro.

Publicado

em

Fotos: Camila Tonett/Vice-Governadoria

Moradores de Cambará e região não precisarão mais fazer grandes deslocamentos caso precisem fazer cirurgias. A Santa Casa da cidade, no Norte Pioneiro do Paraná, acaba de ganhar um novo centro cirúrgico, inaugurado nesta sexta-feira (10) pelo governador em exercício Darci Piana.

A obra tem como objetivo, sobretudo, expandir a oferta de cirurgias eletivas (apendicite, hérnias, colecistes, hemorroidas, cistos e outras pelo Sistema único de Saúde) e de emergência com maior segurança, agilidade e eficiência.

Com um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão, o centro conta com um espaço de 219 metros quadrados, com duas salas de cirurgia, salas para recuperação pós-anestésicas, vestiários, posto de enfermagem e outras repartições para uso da administração hospitalar.

Atualmente, a Santa Casa de Cambará realiza, em média, 12 cirurgias por mês, número que deve mais do que dobrar a partir da inauguração do novo espaço. Fundada há mais de 75 anos, a estrutura presta atendimento aos quase 26 mil moradores de Cambará, além da população das cidades vizinhas de Santo Antônio da Platina, lbaiti, Salto do Itararé, Pinhalão, Carlópolis e Jaboti.

“Saúde é um fator primordial para as famílias, por isso fizemos o possível para atender a necessidade da população de Cambará, investindo na Santa Casa, que atende aqueles que mais precisam”, afirmou Piana. “É um investimento importante para a saúde da região inteira, que também vai ajudar nas contas da Santa Casa, cujos recursos poderão ser usados para outras reformas e ampliações futuramente”.

O governador em exercício também destacou a ampliação dos investimentos em infraestrutura hospitalar em todas as regiões do Paraná nos últimos anos, como parte da estratégia de descentralização da saúde estadual. “Construímos cinco novos hospitais, além de 1.380 obras de reformas e novos equipamentos aos hospitais públicos e Santas Casas do Paraná, fazendo com que as pessoas não precisam ir muito longe para receber atendimento médico”, concluiu.

CIRURGIAS ELETIVAS
Presente no evento, o secretário de Estado da Saúde, César Neves, disse que os investimentos em melhorias e ampliação da rede hospitalar existente vão permitir o fortalecimento das cirurgias eletivas. “Estamos investindo R$ 150 milhões na primeira etapa do programa Opera Paraná, realizando milhares de cirurgias represadas devido à Covid-19, e vamos lançar a fase dois, que terá ainda mais capilaridade nos municípios e menos burocracia, auxiliando também entidades como a Santa Casa de Cambará”, explicou.

Emocionado com a inauguração, o provedor da Santa Casa, Paulo Leal, lembrou as dificuldades enfrentadas pelo hospital durante a pandemia. “Passamos tempos difícil com a Covid-19, mas nos empenhamos e, juntos, fizemos o que foi necessário para atender os nossos pacientes”, contou. “Há muito tempo não tínhamos um investimento deste porte e agora, com esse novo centro cirúrgico, vamos ampliar a nossa capacidade e gradativamente recompor o nosso caixa”.

PRESENÇAS
Participaram da inauguração o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; os deputados federais Beto Preto e Pedro Lupion; os deputados estaduais Alexandre Curi, Luiz Cláudio Romanelli; e o vice-prefeito de Cambará, Luiz Del Col.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas