Conecte-se Conosco

Sem categoria

Polícia apreende 5,6 toneladas de maconha escondidas em carga de soja, em Campo Bonito

Caminhão foi encontrado pela polícia estragado na PR-474. Droga foi encontrada com o auxílio de cães farejadores. Motorista foi preso.

Publicado

em

Foto: Divulgação/PMPR

A Polícia Militar apreendeu 5,6 toneladas de maconha que estavam escondidam em uma carga de soja na carroceria de um caminhão, em Campo Bonito, no oeste do Paraná.

A apreensão aconteceu na sexta-feira (4) e foi divulgada neste domingo (6) pela polícia.

A droga foi encontrada com a ajuda de cães farejadores. O motorista do caminhão foi preso e encaminhado à delegacia.

A polícia investiga se o incêndio que destruiu três ônibus no município, neste domingo (6), tem alguma relação com a apreensão.

Apreensão
A PM recebeu a informação que um caminhão carregado de soja estava quebrado na PR-474.

Os policiais foram verificar o que tinha acontecido e, ao chegarem ao local, sentiram um forte cheiro de maconha.

O motorista disse que tinha carregado o caminhão com soja em Maracaju (MS) e que levaria a carga até Céu Azul, no oeste do Paraná.

Por causa do cheiro, cães farejadores foram chamados e a droga foi encontrada.

Fonte: https://g1.globo.com/pr

Comentários

Mundo

Incêndio em hospital que trata pacientes com Covid-19 no Iraque deixa mortos

É a segunda vez que um incidente do tipo atinge hospitais iraquianos que cuidam de pacientes com coronavírus. Há 44 mortos e 67 feridos.

Publicado

em

Foto: Reuters e G1 Mundo

Um incêndio em um hospital que trata pacientes de Covid-19 em Nassíria, no sul do Iraque, deixou 44 mortos e 67 feridos nesta segunda-feira (12).

Fontes ligadas à área de saúde alertam que o total de mortos pode ser ainda maior porque havia, na noite desta segunda, pacientes desaparecidos. Dois funcionários estão entre os mortos.

De acordo com um repórter da agência Reuters que presenciou a cena, socorristas e profissionais de saúde levaram corpos carbonizados para fora do hospital enquanto muitos pacientes tossiam no meio da fumaça.

A agência de notícias estatal iraquiana disse que as operações de resgate no hospital continuaram mesmo depois que as chamas foram controladas. Segundo testemunhas, a operação foi bastante complicada.

As causas ainda não estão completamente esclarecidas, mas um relatório preliminar de polícia aponta uma explosão em um tanque de oxigênio dentro da ala de pacientes com coronavírus do hospital.

Incêndio semelhante
Em abril, uma explosão em um tanque de oxigênio em um hospital que atende pacientes com Covid-19 em Bagdá, capital do Iraque, deixou 82 mortos e 110 feridos.

O coronavírus infectou mais de 1,4 milhão de pessoas no Iraque. O número de mortos no país passa de 17,5 mil.

Comentários
Continue lendo

Economia

Vendas de carros usados no Paraná aumentam 16% em setembro, diz associação

Resultado considera a comparação com o mês anterior; em setembro, quase 120 mil veículos seminovos e usados foram vendidos em todo o estado.

Publicado

em

Fotos: Reprodução/RPC

No mês de setembro, 119.676 veículos seminovos e usados foram vendidos em todo o Paraná – 16% a mais que no mês anterior (102.429 unidades), conforme a Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar).

Se comparado com o mês de setembro de 2019, o resultado foi ainda maior: de 24%, pois no período foram comercializadas 95.920 unidades.

O bom resultado está trazendo um alívio para quem trabalha no setor.

“Nós tínhamos a expectativa de que o mercado ia vir com tudo, que tinha uma demanda reprimida dos compradores, mas ela foi acima de qualquer expectativa”, comentou o empresário Silvan Dal Bello.

De acordo com a Assovepar, alguns fatores podem ter contribuído para esse resultado.

Um deles é a busca por um meio de transporte mais individualizado, na tentativa de se sentir mais seguro em relação ao coronavírus. Outro motivo é uma confiança gerada pelo que se observa nas ruas.

“Tem um aspecto novo que é a confiança do consumidor. Com essa retomada do trabalho, da economia, o consumidor está se sentindo bastante confiante e assumindo compromissos de quatro, cinco anos. Então, para isso tem que ter confiança no mercado”, explicou César Lançoni, presidente da associação.

Gabriel de Miranda é motorista de aplicativo e, para continuar trabalhando no ano que vem, precisaria de um carro mais novo. Por isso, ele acabou antecipando a compra por causa das taxas vantajosas para financiamento.

“Eu comprei esse carro sem nem R$ 1 de entrada, ganhei transferência e tanque cheio, então eles estão ajudando bastante devido à crise, talvez, mas o tempo é propício para quem quer trocar de carro”, relatou o motorista.

Fonte: https://g1.globo.com/pr

Comentários
Continue lendo

Educação

Deputados aprovam mudanças nas eleições de diretores de escolas estaduais no Paraná

Projeto de lei foi aprovado em segunda discussão, nesta segunda-feira (5), e ainda deve ser analisado em terceiro turno; texto propõe alterações em itens da Lei Estadual 18.590/2015.

Publicado

em

Fotos: Dálie Felberg/Divulgação/Alep e Reprodução/RPC

Os deputados estaduais aprovaram, em segunda votação, o projeto de lei 565/2020, que prevê mudanças nas regras do processo de eleição para escolha de diretores das escolas estaduais do Paraná.

A proposta, aprovada nesta segunda-feira (5), teve emendas incluídas, e ainda deve passar por uma terceira votação e redação final na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O texto, de autoria do Governo do Paraná, recebeu 42 votos favoráveis e nove contrários, e já havia sido aprovada na Casa, em primeira discussão, na segunda-feira (28).

O projeto propõe alterações em itens da Lei Estadual 18.590/2015, que trata do processo de escolha de diretores e diretores auxiliares da rede estadual de educação.

Além de diversas questões envolvendo as escolhas dos profissionais para dirigirem os colégios, o texto prevê que o governo do estado deve escolher os diretores e diretores auxiliares das escolas cívico-militares.

Proposta
Considerando as emendas, que foram aprovadas pelos parlamentares, o projeto inclui as seguintes propostas:

Em caso de ser julgado com desempenho insuficiente (na gestão administrativa-financeira, pedagógica ou democrática):

. O diretor pode ter o afastamento determinado a pedido da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) ou do conselho escolar.

. Na votação para definir o caso, se houver empate, o voto decisivo é da secretaria.

Retirar do texto original o artigo 5º, que prevê que:

. Caso o cargo de diretor fique vago, o governo terá que indicar se concorda com o nome do diretor auxiliar para ocupar o cargo.
Caso contrário, segundo o item, a Seed deveria indicar substituto.

Define como requisito para ser candidato nas eleições e concorrer aos cargos:

.Estar no quadro de profissionais da educação da escola para a qual pretende lançar a chapa há, no mínimo, seis meses desde o início do ano letivo da consulta;

.Participação em curso da Gestão Escolar especifico em formação continuada (oferecido pela Seed ou instituições indicadas pela secretaria).

Incluir as escolas de educação integral da rede pública entre as instituições sobre as quais o governo estadual tem exclusividade para indicação de diretores e diretores auxiliares.

Fonte: https://g1.globo.com/pr

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas