Conecte-se Conosco

Policial

PCPR prende 16 pessoas e desarticula organização que falsificava documentos públicos

As diligências ocorreram simultaneamente em São Paulo (capital), Mogi das Cruzes e Mauá.

Publicado

em

Fotos: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente 16 pessoas envolvidas na falsificação de documentos públicos. As prisões ocorreram durante uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (6), em São Paulo. O esquema criminoso causou prejuízos financeiros ao Tribunal de Justiça do Paraná.

Durante a ação policial, foram apreendidos documentos falsos, dinheiro, drogas e munições. Dois dos presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas.

As diligências ocorreram simultaneamente em São Paulo (capital), Mogi das Cruzes e Mauá. A operação contou com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, destacando a colaboração entre as forças de segurança estaduais.

O delegado Thiago Lima explicou que a organização criminosa falsificava documentos em nome de servidores e juízes do Tribunal de Justiça do Paraná. “Os indivíduos criavam certificados digitais, assinavam documentos de alvarás de valores depositados em contas judiciais e, posteriormente, movimentavam grandes quantias”, afirmou.

De acordo com as investigações, o grupo tentou movimentar uma alta quantia de dinheiro recentemente. A segurança bancária e a do Tribunal identificaram a fraude e bloquearam as transações, restringindo majoritariamente o prejuízo.

“Essas prisões foram decorrentes de investigação de crime de estelionato digital e fraude eletrônica. Os certificados eram todos criados no estado de São Paulo”, relatou o delegado José Barreto.

A investigação foi iniciada em setembro de 2023, após o Tribunal de Justiça identificar as fraudes no sistema. A operação revela a complexidade e a sofisticação das ações dos criminosos, que utilizaram técnicas avançadas para enganar o sistema.

Os investigados responderão pelos crimes de falsidade ideológica, falsificação de documento público, invasão de dispositivo informático, estelionato eletrônico e participação em organização criminosa.

A operação também revelou que o grupo atuou contra o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. Simultaneamente, a Polícia Civil de Sergipe, em conjunto com as polícias civis do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, cumpriu mandados contra a mesma organização criminosa.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/

Comentários

Policial

Caem homicídios e roubos no Paraná

Mais do que a média nacional em 2024.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

O Paraná teve reduções expressivas – acima da média nacional – no registro de diversos crimes que envolvem vítimas e em outras ocorrências criminais entre janeiro e julho de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, e que reúne informações de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Nos primeiros sete meses deste ano, houve 942 homicídios dolosos no Paraná, que são aqueles cometidos com a intenção de matar. O número representa uma queda de 9,77% em relação aos 1.044 registrados no mesmo intervalo de tempo de 2023 no Estado. Em nível geral, o Brasil também teve queda nos homicídios dolosos, porém com menor intensidade, passando de 21.843 entre janeiro e julho de 2023 para 20.732 no mesmo período deste ano, o que representa uma variação negativa de 5,09%.

Em relação às tentativas de homicídio, a queda do indicador em nível estadual foi ainda mais expressiva, de 14,17%, passando de 642 no ano passado para 551 em 2024. A redução segue uma tendência oposta à nacional, cujas ocorrências aumentaram de 21.417 para 23.175 no recorte de sete meses, uma alta de 8,21% entre os dois anos.

O indicador que teve a maior queda proporcional entre os crimes com vítimas no Paraná foram os latrocínios – que são os roubos seguidos de morte. Eles passaram de 34 nos sete primeiros meses de 2023 para 21 neste ano, 38,24% a menos. No Brasil, a queda foi menor, de 13,56% (de 612 para 529).

Também houve diminuição acima da média nacional no Estado nos estupros, com uma queda de 8,21%, passando de 4.410 nos sete primeiros meses de 2023 para 4.048 vítimas entre janeiro e julho de 2024. No País, o índice foi reduzido em 6,52% (de 47.701 em 2023 para 44.590 em 2024).

Por fim, enquanto no Paraná as mortes registradas no trânsito caíram 6,18% (de 696 para 653), no somatório nacional ela aumentou 11,10% entre os dois anos (de 13.200 para 14.665).

OUTROS CRIMES
A atuação das forças policiais paranaenses também se refletiu em melhoras acima da média em indicadores relacionados a outros crimes segmentados pelo Sinesp. É o caso dos furtos de veículos, cujos registros somaram 6.519 de janeiro a julho de 2024, 14,56% a menos do que o mesmo período do ano passado. No Brasil, estas ocorrências foram de 129.722 e 122.695 para este período em 2023 e 2024, respectivamente, o que significa uma redução de 5,42%.

No caso dos roubos de veículos, que diferem dos furtos devido ao uso de violência ou ameaça pelos criminosos, novamente o Paraná tem vantagem em relação ao cenário nacional. No Estado, a queda foi de 29,86% (de 1.976 para 1.386), enquanto no País ela caiu 10,10% (de 79.065 para 71.079).

O Sinesp também apresenta números sobre os roubos de cargas, com diminuições de 57,26% em nível estadual (de 241 para 103), e de 23,76% em nível nacional (de 7.209 para 5.496).

A lista é completada com os roubos a instituições financeiras. Em todo o Paraná, houve apenas duas ocorrências neste ano, 75% a menos do que as 8 registradas de janeiro a julho de 2023. Em todo o País, este tipo de crime ocorreu 73 vezes nos sete primeiros meses do ano passado e 68 no mesmo período de 2024, o que representa uma variação negativa de 6,85%.

DROGAS
Devido a sua localização estratégica na América do Sul, o Paraná acaba sendo utilizado como potencial canal utilizado pelo tráfico de drogas para ser enviado a outros países e para o restante do Brasil. O reforço da estrutura disponibilizada às forças policiais estaduais, com novas aeronaves, viaturas, armamentos e equipamentos de última tecnologia ajudam no monitoramento de fronteiras e combate ao crime organizado.

Com isso, apenas de janeiro a julho deste ano as forças de segurança pública do Paraná apreenderam 264 toneladas de maconha, um aumento de 10,92% em relação ao mesmo período de 2023. O montante equivale a 35,5% de toda a maconha apreendida no Brasil neste ano, o que coloca o Estado na vice-liderança pouco atrás do Mato Grosso do Sul, que lidera a lista com 300 toneladas apreendidas.

Também houve aumento de 13,43% nas apreensões de cocaína e de crack no Paraná, que de acordo com os critérios do Sinesp são agrupados na mesma categoria, chegando a mais de 5 toneladas neste ano contra 4,4 de janeiro a julho do último ano. Em âmbito nacional, houve queda de 14,32% nas interceptações destas duas drogas (de 85,5 toneladas em 2023 para 73,3 toneladas em 2024).

Com isso, o Estado lidera as apreensões de cocaína e crack na região Sul, ficando atrás apenas de São Paulo (28 toneladas), Mato Grosso (12,8), Mato Grosso do Sul (9,3) e Amazonas (5,6) no ranking nacional.

Fonte: https://npdiario.com.br/

Comentários
Continue lendo

Policial

Suspeito de tentar matar a ex-esposa atropelada é preso no Paraná

Ele foi localizado a cerca de 60 km da cidade onde aconteceu o caso.

Publicado

em

Fotos: Imagens cedidas pela Polícia Civil e Divulgação/PCPR

A Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR) prendeu na manhã desta quinta-feira (5) Gilmar Nery Odorico, de 39 anos. Ele é suspeito de tentar matar a ex-esposa atropelada em Umuarama, no noroeste do Paraná. O crime foi filmado por câmeras de segurança. Veja acima.

De acordo com a polícia, Odorico foi encontrado em uma propriedade rural à beira da BR-487, em Icaraíma, cidade do noroeste do estado que fica a cerca de 60 km de Umuarama. O g1 tenta identificar a defesa dele.

Ao notar a presença das equipes, ele tentou fugir, mas acabou preso e encaminhado à Cadeia Pública de Umuarama, onde permanece à disposição da Justiça, diz a polícia.

Ainda segundo a corporação, Odorico é investigado pelos crimes de tentativa de feminicídio, descumprimento de medidas protetivas e omissão de socorro no trânsito.

A polícia explica que a vítima possuía uma medida protetiva contra Odorico desde abril, quando ela procurou a Delegacia da Mulher para denunciar agressões físicas e ameaças que sofria de Odorico e da atual companheira dele.

Nos próximos dias, o inquérito policial deve ser concluído e encaminhado ao Poder Judiciário.

Câmeras filmaram o atropelamento
O atropelamento foi registrado na madrugada do dia 11 de agosto, na Avenida Presidente Castelo Branco, em Umuarama. Câmeras de segurança registraram o momento em que Odorico avança com o carro contra a ex-esposa enquanto ela atravessa a rua.

A vítima fica caída no chão e é socorrida por um amigo, que estava a poucos metros do local do acidente.

Na sequência, explica a polícia, Odorico retorna e tenta atropelar a ex-esposa pela segunda vez. O amigo da vítima puxa ela para a calçada e evita o atropelamento. O suspeito então desce do carro e rouba o celular da vítima.

A Justiça havia emitido um mandado de prisão preventiva contra Odorico, que era considerado foragido até esta sexta-feira (6).

Fonte: https://g1.globo.com/

Comentários
Continue lendo

Policial

Ônibus escolar com 25 crianças tomba na BR-277, no Paraná

Uma criança teve um hematoma na testa e o motorista teve um corte, sem gravidade.

Publicado

em

Fotos: Fabrício Eduardo

Um ônibus escolar da Prefeitura de Candói, na região central do Paraná, que transportava 25 crianças tombou na tarde desta quinta-feira (5) na BR-277, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a corporação, uma criança teve um hematoma na testa e o motorista teve um corte. Ambos ferimentos são sem gravidade.

Para a equipe de socorro, o motorista do ônibus afirmou que o ônibus “apagou e desligou sozinho”. Além disso, disse que o volante do veículo ficou “duro” e que por conta disso passou reto em uma curva.

Os bombeiros afirmaram que não há outro veículo envolvido no acidente.

As crianças foram levadas para casa em outro veículo.

A Prefeitura de Candói afirmou que o ônibus faz a linha que atende a comunidade Barreiro e que, embora ninguém tenha se ferido com gravidade, algumas ambulâncias da cidade estão indo na casa das crianças para oferecer atendimento médico.

Fonte: https://g1.globo.com/

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas