Conecte-se Conosco

Cotidiano

Paraná inicia a campanha Maio Amarelo voltada à segurança e prudência no trânsito

Ações do Detran-PR são realizadas de forma online e levam educação e conscientização no trânsito à população durante todo o mês.

Publicado

em

Fotos: Geraldo Bunbiak/AEN

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), lançou nesta quarta-feira (5) a campanha “Maio Amarelo 2021: Sua história merece continuar”. Maio é o mês de referência em ações voltadas para a segurança e prudência no trânsito. Este ano, o tema traz a mensagem sobre a importância da valorização da vida e da trajetória de cada pessoa.

“No mês de maio as campanhas são intensificadas. O foco é disseminar a educação no trânsito ao máximo. O trânsito imprudente é uma ameaça à vida e devemos nos atentar a isso aumentando os cuidados. Nossa campanha fala sobre isso, a importância dos cuidados com a vida diante do trânsito”, explicou o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.

O mês tem como intuito mobilizar diversos segmentos para discutir e realizar ações e atividades relacionadas ao tema.

Este ano, assim como em 2020, a iniciativa é direcionada ao ambiente digital. A campanha de 2021 aborda a importância da história de vida de cada pessoa. Seus medos, vitórias, desafios e conquistas. Mostra o valor de cada trajetória percorrida e dos riscos de jogar tudo fora para ganhar um tempo furando um semáforo ou dirigir alcoolizado.

Para acompanhar, acesse as redes sociais do Detran-PR no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube pelo @detranpr.

PROGRAMAÇÃO
O Detran produziu uma série de podcats com as principais atitudes para um trânsito melhor: respeito, responsabilidade, gentileza, inteligência emocional no trânsito, solidariedade. Os temas abordados serão detalhados semanalmente em conteúdo por escrito disponibilizado no portal do órgão. Nesta primeira semana o tema será “Respeito e Responsabilidade”. Confira AQUI.

Nas redes sociais da Escola Pública de Trânsito do Detran também é possível encontrar pequenos vídeos, produzidos pela equipe de educação, abordando os temas de uma forma mais descontraída.

PRESENCIAIS
Respeitando o distanciamento e tomando todos os cuidados necessários, serão feitas algumas ações presenciais. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), serão realizadas blitz educativas voltadas para ciclistas e motoristas, que terão início no mês de maio, porém, seguem no decorrer do ano.

Outro programa do mês é o Bom Condutor. No momento do atendimento presencial, o cidadão terá sua pontuação consultada e, não havendo nenhuma pontuação em sua carteira durante os últimos dois anos, receberá um certificado de Menção Honrosa.

MAIO AMARELO
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Em parceria com órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, a Campanha Mundial Maio Amarelo ocorre anualmente para promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

O Tema do Maio Amarelo 2021, baseado na Resolução 806/2020 do Contran, é “No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Em maio de 2011 a ONU decretou a Década de Ação para a segurança no trânsito. O amarelo foi escolhido pois simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

O Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não apenas uma campanha. Cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto neste mês, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/

Comentários

Cotidiano

Kits de alimentos voltam a ser entregues a alunos da rede municipal na segunda-feira (7), em Curitiba

Entrega começa pelas regionais de Santa Felicidade e do Boa Vista, direto nas escolas. Veja o cronograma completo com os dias das entregas nas outras regionais.

Publicado

em

Fotos: Hully Paiva e Luiz Costa/SMCS/Divulgação

A Prefeitura de Curitiba vai começar, nesta segunda-feira (7), a entregar os kits de alimentos para as famílias de crianças que estudam em escolas da rede municipal. Ao todo, 140 mil estudantes vão receber os kits, que podem ser retirados diretamente a escola.

Conforme a prefeitura, as entregas vão seguir cronograma de regionais. A distribuição começa para escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) das regionais Boa Vista e Santa Felicidade. Veja o cronograma completo abaixo.

O fornecimento do kit busca suprir as necessidades nutricionais das crianças e estudantes enquanto durar o ensino remoto, instituído em 2020 devido à pandemia.

Desde o começo da pandemia, foram entregues 1.282.377 kits. O número é o equivalente a 16,7 mil toneladas de alimentos.

Cronograma de entrega dos kits

. Segunda-feira (7): Santa Felicidade e Boa Vista

. Terça-feira (8): Bairro Novo e Portão

. Quarta (9): CIC e Matriz

. Quinta (10): Tatuquara e Pinheirinho

. Sexta (11): Boqueirão e Cajuru

Kits de alimentos
Cada kit pesa em média 13 quilos e inclui arroz, feijão, sal, óleo, farinha de trigo, fubá, leite, frutas e legumes (que variam conforme a estação).

Têm direito à alimentação todas as famílias com filhos matriculados na rede municipal de ensino – escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Também são entregues kits aos alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs), mas neste caso, apenas às crianças que entram em vagas ofertadas pela prefeitura.

As retiradas são feitas sempre nas unidades onde a criança está matriculada. A prefeitura pede que as famílias respeitem o distanciamento social e usem máscara.

Fonte: https://g1.globo.com/pr

Comentários
Continue lendo

Cotidiano

Ourinhos Plaza Shopping é opção de compras e lazer neste feriado (3)

Os protocolos de limpeza e higiene foram reforçados para receber público nesta quinta-feira, 3, feriado de Corpus Christ.

Publicado

em

Fotos: LikeUp Marketing

O Ourinhos Plaza Shopping estará de portas abertas para receber a população de Ourinhos e região nesta quinta-feira, 3, feriado de Corpus Christ. As lojas e quiosques funcionarão normalmente para quem deseja antecipar as compras de Dia dos Namorados, bem como a praça de alimentação, Magic Games e Cinépolis para quem procura por lazer em família.

O comércio em geral ficará fechado na quinta-feira, 3. “Por esse motivo, nós reforçamos todos os esquemas de higiene e limpeza do Shopping, haverá fiscalização de capacidade máxima das lojas, para que todo cidadão se sinta tranquilo para realizar suas compras e passear com sua família”, destacou o superintendente do Ourinhos Plaza, Gabriel Ventura.

Uma grande opção de lazer é o Cinépolis, que está com quatro filmes em cartaz, confira: Godzilla vs. Kong em sua versão dublada, às 13h, Mortal Kombat também em sua versão dublada com sessões às 14h, 16h30 e 19h. Outro grande sucesso que está nas telonas do Cinépolis é o live action Cruella da Disney, com sessões às 13h15, 15h40, 16h, 18h30 e 18h45. Por fim, quem também está disponível é o filme Rogai por nós, com sessões às 14h45, 17h e 19h15.

Para a segurança de todos, a Cinépolis reduziu a capacidade de todas as salas, mantendo os clientes com distância segura um dos outros. Entre uma sessão e outra, é realizado a limpeza em toda sala, incluindo as poltronas, porta-copos, corrimão e outras áreas em comum.

Confira os horários de funcionamento do Ourinhos Plaza Shopping:

• LOJAS E QUIOSQUES:
DAS 14H ÀS 20H

• PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO:
ABERTA PARA CONSUMO DAS 11H ÀS 20H

• SUPERMERCADO AMIGÃO:
DAS 08H ÀS 20H

• CINEMA E MAGIC GAMES:
DAS 14H ÀS 20H

Fonte: Like Up Marketing

Comentários
Continue lendo

Educação

Enem 2021 será realizado nos dias 21 e 28 de novembro

As mesmas datas servirão para as versões impressa e digital da prova. Ministro Milton Ribeiro afirma em post no Twitter que inscrições ocorrerão entre 30 de junho e 14 de julho.

Publicado

em

Fotos: Giuliano Gomes/PR Press e Reprodução

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse no Twitter que a edição 2021 do Enem, impressa e digital, será realizada nos dias 21 e 28 de novembro. A inscrição para a prova, segundo o ministro, ocorrerá entre 30 de junho e 14 de julho. Ele afirma que os editais com as principais informações sobre a prova serão publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana.

“Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades”, disse Ribeiro em um post.

“A segurança e a isonomia do Enem serão sempre mantidas pelo Inep e pelo MEC”, afirmou o ministro em uma segunda postagem.

A edição de 2020 passou por problemas como o adiamento do exame, devido à pandemia, salas lotadas em que alunos foram barrados para que fosse possível manter o distanciamento social, e suspensão da aplicação no Amazonas e cidades de Rondônia, devido à alta de casos da pandemia.

Na última edição, 5,7 milhões de candidatos estavam confirmados para fazer a prova do Enem. A abstenção foi recorde: mais da metade (55,3%) não compareceu.

Corrida contra o tempo
O possível adiamento para 2022 chegou a ser confirmado pela presidente do Conselho Nacional de Educação. No mesmo dia, documentos internos obtidos pelo G1 mostraram que a avaliação estava marcada para 16 e 23 de janeiro de 2022 com o uso de termos como “ratifica” e “datas definidas”. Milton Ribeiro afirmou depois que eram apenas “conversas de bastidores”.

O governo terá que correr para cumprir os prazos de elaboração das provas para a realização nesses dois dias de novembro. Pessoas familiarizadas com o processo de organização do Enem disseram ao G1 em meados de maio que o prazo é “apertado” ou até “impossível” de ser cumprido.

Também ressaltam que, caso as etapas de impressão e distribuição das provas sejam aceleradas para garantir a realização em 2021, é possível que haja comprometimento da qualidade e segurança.

Falta uma definição mais clara do orçamento: por enquanto, há R$ 200 milhões para cumprir a etapa do planejamento, o que não inclui a aplicação da prova. Entre as metas globais para o ano do Inep, a aplicação do exame não estava prevista.

Em 2020, para se ter uma ideia, esse edital foi publicado no “Diário Oficial da União” em 22 de abril, e as inscrições ocorreram de 11 a 22 de maio (confira o edital do Enem 2020). Ainda se planejava aplicar inicialmente o Enem em 1º e 8 de novembro de 2020.

A definição do cronograma do Enem interfere em diversas outras agendas. Em 2020, o adiamento do exame, de novembro para janeiro deste ano, atrasou o calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A divulgação dos jovens aprovados saiu depois que o semestre nas universidades já estava em andamento. Também prejudicou quem queria se inscrever no Prouni e Fies, programas de acesso ao ensino superior, que tiveram inscrições abertas antes da divulgação das notas do Enem.

Enem digital
O Enem digital, que teve a primeira aplicação na edição de 2020, com 96 mil inscritos, ainda não teve a definição de quantas vagas serão oferecidas para esta modalidade neste ano.

Quando anunciou a prova em computadores, o MEC estimava elevar o número de inscritos ano a ano, até tornar o Enem 100% digital em 2026. Caso o governo anuncie mais vagas para as provas digitais, será preciso levantar locais para aplicá-las.

As provas digitais do Enem não são feitas na casa dos estudantes. Elas são aplicadas em computadores localizados em salas de aplicação, sem conexão à internet.

Fonte: https://g1.globo.com/educacao

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas