Conecte-se Conosco

Saúde

Paraná começa a distribuir 525 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e remédios para intubação

Estado recebeu novo lote na quinta-feira (1º) e faz a distribuição durante esta sexta-feira (2). Secretaria comprou medicamentos e recebeu itens do Ministério da Saúde.

Publicado

em

Foto: Jose Fernando Ogura/Sesa

O Paraná começa a distribuir aos municípios, nesta sexta-feira (2), 525 mil doses de vacinas contra a Covid-19, que foram recebidas na quinta-feira (1º). Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também irá enviar remédios para intubação de pacientes.

Até agora, 1,1 milhão de pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, no Paraná, sendo que 242 mil receberam as duas doses do imunizante.

De acordo com o governo do estado, a maior parte do novo lote será destinada para a aplicação da segunda dose, de reforço.

O estado irá enviar aos municípios 5,5 mil doses para a vacinação de idosos com 65 anos ou mais. Outras 2,2 mil unidades serão usadas para vacinar servidores das forças de segurança, como policiais.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é que os municípios consigam retomar a vacinação, a partir de domingo. Em algumas cidades, a aplicação foi suspensa por falta de doses.

Remédios
Segundo a Sesa, 108 mil medicamentos serão enviados para as 22 regionais de saúde junto com o novo lote de vacina. Os remédios fazem parte do chamado “kit intubação” e usados para tratar pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O governo informou que comprou a maior parte dos medicamentos e que recebeu 20 mil unidades do Ministério da Saúde.

Os remédios foram comprados de fornecedores estrangeiros, segundo a secretaria, por causa da alta demanda pelos kits, com a escalada da pandemia.

Um balanço publicado pela secretaria, na quinta-feira, apontou que o Paraná tem 2.214 pessoas internadas na UTI com suspeita ou diagnóstico da doença.

Entre os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para adultos, exclusivos Covid-19, a taxa de ocupação das UTIs está em 95%.

Fonte: https://g1.globo.com/pr

Comentários

Saúde

Paraná antecipa vacinação contra a gripe e campanha começa na próxima terça-feira

25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação começa na terça (28).

Publicado

em

Foto: Reprodução

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), anunciou nesta sexta-feira (24) a antecipação, no Paraná, da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação começa na terça-feira (28). A data pré-estipulada pelo Ministério da Saúde para a imunização em nível nacional é 10 de abril. O lançamento oficial da campanha no Estado será no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), às 9h30, com a presença do secretário estadual da Saúde, César Neves.

A estratégia foi confirmada na deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), número 48/2023, pactuada entre a Secretaria e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems). O objetivo é imunizar o maior número de pessoas, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas. As duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.

A antecipação em 17 dias da campanha da Influenza, considerou, também, o fato de o Paraná estar localizado ao Sul do País, em uma região tradicionalmente mais fria e pelo grande número Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) ocorridas no último ano, sobrecarregando o atendimento nas unidades de saúde.

“Decidimos antecipar a campanha porque já estamos vacinando pessoas de grupos prioritários da bivalente, que também estão elencados para receber a vacina da Influenza. Podemos aplicar os imunizantes da Covid-19 e da gripe juntos, sem que o paranaense precise ir duas vezes até uma sala de vacina”, afirmou Neves.

“Mais uma vez o Paraná se diferencia dos demais estados. Anteciparemos o início da vacinação da Influenza através de uma deliberação conjunta e a anuência da diretoria do Cosems”, disse o presidente do Conselho, Ivoliciano Leonarchik.

GRUPOS
Dos 18 grupos prioritários estipulados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a campanha da Influenza 2023, dez deles já estão sendo convocados para receberem a dose bivalente da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. Fazem parte dos grupos, de forma simultânea (bivalente contra a Covid-19 e Influenza): gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e funcionários dessas unidades.

Já os grupos das crianças de seis meses a menores de seis anos, professores, pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários, estão elencados pelo PNI apenas para receberam a vacina contra a gripe.

Diferentemente dos outros anos, o Ministério da Saúde definiu que a vacinação da Influenza não será escalonada, ou seja, todos os grupos serão convocados de uma só vez, abrangendo mais pessoas, objetivando facilitar o processo de imunização.

DOSES
Somente para a campanha da Influenza, 4,6 milhões de pessoas estão elencadas como grupo prioritário para receber a vacina. Já com relação à bivalente contra a Covid-19, são mais de 2,6 milhões de paranaenses.

Até agora, o Estado recebeu 388 mil doses para vacinação contra a gripe e pouco mais de um milhão de bivalentes contra a Covid-19. O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) já enviou as vacinas da Covid-19 e está trabalhando na distribuição dos imunizantes da Influenza para garantir que todos os municípios tenham doses disponíveis até terça-feira.

Fonte: http://www.blogdomarcosjunior.com.br/

Comentários
Continue lendo

Saúde

Casos de dengue disparam no Paraná

Em uma semana, foram mais de 1.800 novos casos confirmados. Dado está no último boletim da Secretaria de Estado da Saúde.

Publicado

em

Fotos: Sesa/Divulgação e Reprodução

O boletim mais recente da Secretaria estadual de Saúde mostra que, em uma semana, o Paraná registrou alta de 27% dos casos de dengue, com 1.872 novas confirmações.

Desde o início do chamado ano epidemiológico, em agosto de 2022, o estado registrou oito mortes – três em Foz do Iguaçu, na região oeste. Ao todo, são 8.723 casos confirmados em todo o estado.

Na última semana, o município anunciou distribuição de raquetes de matar mosquito como forma de complementar o combate à doença. Drones também estão sendo usados para localizar criadouros do aedes aegypti.

Dos 399 municípios paranaenses, 268 têm casos de dengue confirmados, segundo boletim da Sesa.

A Regional de Londrina, no norte do Paraná, concentra a maior parte dos casos de dengue no estado, com 2.188 registros. Em uma semana, o aumento de notificações foi de 31%.

Nas unidades de saúde de Londrina, não param de chegar pessoas com sintomas da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, nas duas últimas semanas aumentou o número de pessoas buscando as unidades de saúde com suspeita da doença e, consequentemente, o tempo de espera por atendimento.

No sábado (25), Cambé, também no norte do estado, fez um mutirão de combate à dengue. A coordenadora de Serviço Ambiental do município, Nelci da Silva, reforça que o cuidado em terrenos e imóveis precisa ser diário.

“É uma doença que a gente tem que impedir que o mosquito nasça e, para isso, a gente tem que estar com os cuidados nas nossas casas, nos nossos quintais, a todo momento.”

Cascavel, no oeste do Paraná, registrou o primeiro caso de febre chikungunya neste período epidemiológico. São 44 casos confirmados em todo o estado desde agosto de 2022.

Combate ao mosquito
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também pode causar outras doenças como zika e chikungunya.

A Sesa alerta para a necessidade de estar atento a possíveis criadouros do mosquito, eliminando locais de risco e evitando a propagação das doenças. Veja mais recomendações de combate à dengue.

Fonte: https://g1.globo.com/pr

Comentários
Continue lendo

Saúde

Atendimento do Samu em 100% do Estado é um dos legados da saúde em quatro anos

A conquista se deu após uma série histórica de investimentos realizados pelo Governo do Estado.

Publicado

em

Fotos: Danilo Avanci/SESA

Com quase 18 anos de operação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem sua cobertura disponível em todos os 399 municípios do território paranaense. A conquista se deu após uma série histórica de investimentos realizados pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos, com quase R$ 300 milhões para seu fortalecimentos

“Pensar a rede de urgência e emergência do Estado seria impossível sem o Samu, e é justamente por essa qualidade imprescindível de atendimento que temos fortalecido e expandido toda sua capacidade”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Em 2019, o Samu contemplava uma cobertura de 68%, num crescimento gradativo de 4,8% ao ano. Com as orientações do governador Ratinho Junior, elevamos esse crescimento para 10,6%, o que nos permitiu levar sua cobertura para todo o Paraná”, acrescentou.

Criado em 2014, o Samu atendia, inicialmente, apenas os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. Hoje, o serviço conta com 12 centrais de Regulação de Urgência, que mobilizam 186 ambulâncias de suporte básico e outras 57 de suporte avançado, além de cinco helicópteros e um avião para atendimento e remoção em locais de difícil acesso.

“Embora a frota terrestre seja sua principal frente de operação, o Samu também está equipado com serviço aeromédico, o que permite maior eficiência para atendimentos de grande urgência, sobretudo em locais isolados. Sabemos como a agilidade é fundamental nesses casos e por isso nos certificamos de ter todas as ferramentas disponíveis para atender os paranaenses que necessitarem de assistência”, acrescentou Beto Preto.

INVESTIMENTOS
Além de fortalecer a Rede de Urgência e Emergência com investimentos em capacitações, medicamentos, transporte de pacientes e ampliações de serviços, a Sesa também implantou, neste ano, a linha de cuidado com prioridade para complicações cardiovasculares, cerebrovasculares e traumatismos. A pasta divulga e disponibiliza seus protocolos para todas as unidades do Samu, permitindo a padronização nos atendimentos para ocorrências deste tipo.

Em 2019, o Governo do Estado repassou R$ 69,4 milhões para a rede. Em 2020, os investimentos foram expandidos, somando R$ 72 milhões. Já em 2021, o valor destinado alcançou R$ 74,9 milhões. Neste ano, o repasse em 2022 alcançou, até o momento, um montante de R$ 78,8 milhões.

ATENDIMENTOS
De acordo com os registros da Sesa, o Samu tem expandido consistentemente sua média anual de operações. Em 2019, 520.502 pessoas foram atendidas pelo serviço, somando cerca de 1.637 pacientes por dia e 49.097 por mês. Esse número de atendimentos dobrou no ano seguinte, que contou com 1.055.448 pacientes no ano, sendo 2.932 a média diária e 87.954 ao mês.

Em 2021, o Samu seguiu aumentando suas atividades, desta vez com 1.118.961 atendimentos, sendo 3.128 a média/dia e 93.832 a média mensal. Já neste ano, dados preliminares revelam um cenário constante, com 1.198.447 ocorrências até novembro, o que representa uma média diária de 3.631 e 108.949 ao mês.

“É preciso conferir um destaque especial ao Samu também pela sua atuação durante a pandemia, sobretudo no deslocamento de pacientes acometidos pelo vírus. Este é um serviço que salva vidas diariamente e é nosso dever fortalecê-lo”, afirmou Beto Preto.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas