Conecte-se Conosco

Policial

Morre PM que foi baleado após atirar para cima e contra policiais no Farol da Barra

Segundo a Polícia Militar, homem apresentava ‘possível surto’ e realizou disparos para cima. Bope tentou negociar com ele por 3 horas e meia.

Publicado

em

Fotos: Alberto Maraux/SSP-BA e Reprodução/Redes Sociais

O policial militar Wesley Soares Góes, que foi baleado após atirar para cima e contra policiais na tarde deste domingo (29) na região do Farol da Barra, em Salvador, morreu horas depois no Hospital Geral do Estado (HGE). A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) na noite de domingo.

De acordo com a secretaria, o policial apresentava descontrole emocional quando começou a efetuar disparos. (Veja ao final da reportagem a ordem cronológica dos acontecimentos)

Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) tentaram negociar com ele por 3 horas e meia, mas o homem acabou atingido por tiros depois de disparar com fuzil contra os policiais.

A família informou que Wesley Góes nunca tinha apresentado surtos. O policial tinha o rosto pintado de verde e amarelo quando começou a efetuar tiros no Farol da Barra.

O PM era noivo e trabalhava na 72ª CIPM havia pelo menos quatro anos. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levado para o hospital. Segundo o major da 72ª CIPM, Hosannah Santos Rocha, o soldado chegou a ficar intubado, mas não resistiu.

Depois que o soldado foi baleado, jornalistas foram alvos de tiros de borracha quando tentavam se aproximar do policial.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) afirmou que “condena veementemente o comportamento dos policiais envolvidos neste lamentável episódio”. A instituição também contou que “não havia qualquer necessidade de agir daquela maneira pois os jornalistas estavam trabalhando e não representavam qualquer ameaça aos PMs ou à operação”.

Equipes da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) desviaram o trânsito no Farol da Barra para a Rua Barão de Itapuã.

Confira a ordem cronológica dos fatos:
14h: A ocorrência iniciou quando o militar chegou armado com fuzil e pistola, na Barra. Imediatamente ele iniciou disparos de fuzil para o alto. Ele foi cercado por unidades policiais do CPR Atlântico e especializadas, que isolaram o local;

15h: de acordo com a SSP, uma equipe do Bope iniciou a negociação. O soldado alternava momentos de lucidez com acessos de raiva, acompanhados de disparos. De acordo com o órgão de segurança pública, além dos tiros de fuzil, o soldado arremessou grades, isopores e bicicletas, no mar;

18h35: O soldado teria falado que havia chegado o momento, fez uma contagem regressiva e iniciou os disparos contra as equipes do Bope. Após pelo menos 10 tiros, o soldado foi baleado e socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE);

18h40: Jornalistas tentaram se aproximar do policial e foram afastados com balas de borracha;

23h: A Secretaria de Segurança Pública da Bahia confirma a morte de Welsey Góes no hospital.

Nota da Polícia Militar
“A Polícia Militar lamenta profundamente o episódio que ocorreu neste domingo (28), no Farol da Barra, quando todos os esforços foram feitos por um final pacífico durante um possível surto de um PM. O Batalhão de Operações Policiais Especiais adotou protocolos de segurança e o policial militar ferido foi socorrido imediatamente pelo SAMU. A corporação tomou conhecimento ainda de um vídeo do momento em que a imprensa acompanha o fato e é interpelada por um policial militar. A instituição ressalta o respeito à liberdade de expressão e ao trabalho dos jornalistas. O fato será devidamente apurado”.

Fonte: https://g1.globo.com/ba/

Comentários
Continue lendo
Propaganda

Policial

PRF apreende R$ 1,26 milhão em espécie com casal na BR-277, em Cascavel

Motorista do veículo se apresentou como policial civil, no entanto não mostrou documentos comprovando a origem do dinheiro, segundo a PRF.

Publicado

em

Foto: PRF/Divulgação

Um casal parado em uma fiscalização na BR-277, em Cascavel, no oeste do Paraná, com R$ 1,26 milhão em espécie neste sábado (10).

Segundo a polícia, o dinheiro estava em sacolas e em uma caixa de papelão dentro de um carro.

O motorista se apresentou como policial civil, segundo a PRF estava com a carteira funcional e arma da corporação, mas não apresentou documentos que comprovavam a origem do dinheiro.

O casal e o dinheiro apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal.

Fonte: https://g1.globo.com/pr

Comentários
Continue lendo

Policial

Polícia Federal e Força Aérea Brasileira interceptam aeronave carregada com 579 kg de cocaína em Rondônia

Cooperação entre os órgãos estatais no combate ao tráfico de drogas por via aérea tem se mostrado efetiva.

Publicado

em

Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira – FAB, atuando em conjunto, interceptaram e abordaram uma aeronave carregada com 579 kg de cocaína, na região de Porto Velho.

A FAB atuou por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), com apoio do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Rondônia (NOA) e do Grupo Especial de Fronteira da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (GEFRON).

As investigações da PF apontaram para a realização do transporte clandestino da droga, o que viabilizou a atuação da FAB para interceptação da aeronave, através da utilização de caças com base na chamada Lei do Abate.

O piloto tentou evadir-se pousando em uma área de pasto, mas as forças de segurança conseguiram realizar a abordagem em solo, com a apreensão da aeronave e da droga, além da prisão de um indivíduo.

A ação faz parte de estratégia institucional de integração entre a PF e a FAB, além das polícias estaduais, que tem alcançado resultados expressivos para o enfrentamento do tráfico de drogas transnacional e proteção das fronteiras nacionais.

Em 2020, foram apreendidas, pela Polícia Federal, 12 aeronaves enquanto transportavam drogas, o que representa número 70% maior que no ano anterior. Em 2021, a PF já foram apreendeu três aeronaves, nas mesmas circunstâncias.

A ocorrência foi encaminhada à Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia para os procedimentos legais; para a contagem e pesagem da droga.

Fonte: https://www.gov.br/pf

Comentários
Continue lendo

Policial

PM encontra quase 50 quilos de crack em carro com três mulheres e duas crianças, em Curitiba

Segundo a polícia, mulheres já tinham passagens por outros crimes e foram presas no fim da noite de quarta-feira (7).

Publicado

em

Foto: Tony Mattoso/RPC

Três mulheres foram presas transportando cerca de 50 quilos de crack em um carro, na BR-277, em Curitiba, segundo a Polícia Militar (PM). Duas crianças estavam no veículo, que foi abordado no fim da noite de quarta-feira (7).

A PM informou que encontrou dois veículos em alta velocidade durante um patrulhamento. Em seguida, os policiais abordaram um dos veículos.

A polícia suspeitou das mulheres após as três entrarem em contradição sobre o local para onde estavam indo. Ao checar os registros, os agentes descobriram que as suspeitas tinham passagens.

Com o apoio de cães farejadores, os policiais encontraram cerca de 50 quilos de crack escondidos no veículo.

Além disso, as investigações apontam que o esquema criminoso usou as mulheres e as crianças para não levantar suspeitas que o veículo estava transportando drogas.

As mulheres foram encaminhadas para Central de Flagrantes de Curitiba. O Conselho Tutelar também foi chamado.

Fonte: https://g1.globo.com/pr

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas