Conecte-se Conosco

Norte Pioneiro

Guapirama “esconde” fósseis e parte da geologia mundial

Pedreira em Joaquim Távora tem potencial para se tornar ainda parque para esportes em rochas.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

O município de Guapirama no Norte Pioneiro do Paraná, “esconde” dezenas ou até centenas de fósseis e faz parte ainda da geologia mundial. Recentemente uma expedição organizada pela Atunorpi, Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná realizou visitas técnicas para conhecer potenciais geossítio no Norte Pioneiro e entre as visitas aos municípios de Guapirama e Joaquim Távora.

A expedição contou com a participação do presidente da Atunorpi, Welington Bergamaschi, o consultor João Gouveia Cezar, o artista plástico e desbravador de atrativos naturais no Norte Pioneiro, Marcos Antônio de Almeida e os geólogos do Instituto Água e Terra, Gil F. Piekarz e Luís Tadeu Cava.

João Gouveia destacou a presença de vários fósseis em uma pedreira em Guapirama. “Lá existem muitos fósseis, tanto de vegetação, quanto de animais. Dava para encontrar fósseis de peixes inteiros, pequenos animais e plantas, só que está em uma pedreira ativa, então ali o solo trabalha muito, mas mesmo assim com essa questão da exploração comercial da pedreira, a gente ainda conseguiu perceber alguns tipos de solo, muita turfa, que é um solo mais escuro, mais rico em sais minerais para agricultura orgânica”, explicou.

O geólogo Gil F. Piekarz também salientou a presença de fósseis no local e explicou a formação. “Ali, uma mina de calcário, ela está em rochas da formação Teresina, do grupo Passa Dois da bacia do Paraná. A formação Teresina é de um mar raso, sistema deltaico mais ou menos, onde se depositaram ali os carbonatos. Imagina um mar raso, um clima quente, como aqui a região do nordeste do Brasil, depositando carbonato, antigos arrecifes, assim por diante”, explicou.

“Tem muitos fósseis ali. São fósseis marinhos. Tem épocas que o mar sumia, ficava terrestre, então tem fósseis de folhas e assim por diante. Ele é bem interessante, mas teria que encontrar ali dentro um nível com bastante fósseis que seria o ponto alto, pois só o calcário puro em si não justifica muito, mas um ponto ali que tenha fósseis do calcário e separar ali uma parte da pedreira para fazer uma geoconservação e com isto abrir para o turismo”, frisou

Piekarz lembrou que este tipo de situação onde ainda em uma pedreira ativa existe também a exploração turística, já existe no país. “Isso já existe aqui no Brasil, se não me engano a mina de Poti da Votorantin no Rio Grande do Norte, onde tem umas seleções muito interessante de fósseis que a própria Votorantin contratou uma empresa que fez algum trabalho e hoje tem visitação. Tem a pedreira funcionando e uma parte de turismo, isto é bem possível”, explicou Gil.

O artista plástico e desbravador de atrativos naturais no Norte Pioneiro, Marcos Antônio de Almeida lembrou que o município de Guapirama faz parte da geologia mundial. “Poucos sabem mas o Paraná tem a sua parte na história na geologia mundial, na comprovação da teoria da Pangeia Na cidade de Guapirama existe uma jazida de calcário, onde foi encontrado espécies de répteis aquáticos Pré histórico conhecido como Mesossauros”, contou Marcos. “Se uma parte de jazida for preservada para a criação do geossítio seria muito bom para o município e para a história da geologia”, finalizou.

“Estes animais [Mesossauros] atingiam um pouco mais de 1 metro de comprimento, apresentavam o corpo longo e esguio, com uma longa cauda utilizada como órgão propulsor, mãos e pés dotados de membranas interdigitais, cabeça pequena e afilada com boca munida de longos e finos dentes para captura de pequenos crustáceos. No Brasil, fósseis de mesossauros foram primeiramente encontrados em rochas escuras, betuminosas, na região do atual Município de Irati. A espécie mais comum de mesossaurídeo no Estado do Paraná é denominada de Mesosaurus tenuidens, que também ocorre no continente africano. Por ocorrerem tanto na América do Sul como na África, eles foram um dos primeiros fósseis utilizados como evidência de que a América do Sul esteve ligada à África (teoria da Deriva Continental)”, diz trecho do livro “Fósseis do Paraná” de Fernando A. Sedor, do Museu de Ciências Naturais – UFPR.

O consultor da Atunorpi, João Gouveia Cezar destacou que espera que o local possa se tornar parte do geossítio do Norte Pioneiro. “Ali também foi validada como possível geossítio e um possível trabalho. É uma área particular ainda, mas existe uma responsabilidade social e ambiental muito grande por parte dos proprietários, então acreditamos que possa acontecer alguma coisa no futuro colocando e posicionando Guapirama, como já aconteceu antes com o antigo Parque do Buda”, disse.

A expedição com as visitas técnicas também passou por Joaquim Távora onde foi visitada uma pedreira que também apresenta potencial para compor o geossítio do Norte Pioneiro. “A pedreira de Joaquim Távora, uma das mais belas da região, tem um forte potencial para se tornar um geossítio e também um local como centro esportivo para a prática de vários esportes de aventura como escalada, rapel, bike entre outras modalidades. A pedreira tem um lago lindo rodeado por paredões de aproximadamente uns 50 metros, que já teve evento de rapel no mesmo. Poderia se tornar o primeiro centro de eventos para prática de esportes em rocha no Norte Pioneiro”, destacou o artista plástico e desbravador de atrativos naturais no Norte Pioneiro, Marcos Antônio de Almeida.

O secretário de cultura e turismo de Joaquim Távora, Flávio Luís Ribeiro “Cuervo” comentou sobre o local e destacou que já existem projetos na questão de geossítios. “Temos vários locais em relação a geossítios, mas estamos ainda iniciando esse trabalho e aos poucos vamos melhorando a infraestrutura para chegar a esses locais. Há projetos que estão se iniciando nessa questão”, frisou.

Atunorpi
Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. É a Instância de Governança Regional responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região é integrada por 18 municípios: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Fonte: Imprensa Norte Pioneiro

Comentários

Norte Pioneiro

Mara Mello é eleita nova presidente da Atunorpi

Empresária é ainda presidente do Sindilojas de Jacarezinho e tem apoio do vice governador.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

Em uma eleição realizada na manhã desta sexta-feira (20) na sede da Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi) em Andirá, a empresária renomada no ramo têxtil de Jacarezinho, Mara Silvia de Mello Moraes, foi eleita a nova presidente da entidade.

Mara Mello como é mais conhecida, é uma figura respeitada e ativa na comunidade empresarial de Jacarezinho, desempenhando um papel fundamental no setor. Ela também ocupa a posição de presidente do Sindilojas de Jacarezinho, uma organização importante que representa os interesses do comércio local. Além disso, Mara já foi presidente da ACIJA – Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento econômico da região.

A nova presidente da Atunorpi também foi a primeira presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Jacarezinho, nomeada pelo Vice-Governador do Paraná e Presidente do Sistema Fecomércio PR, Darci Piana e hoje ainda faz parte da diretoria, mostrando seu compromisso com o empoderamento das mulheres nos negócios e realização de eventos marcantes para a cidade de região.

“É com grande honra e compromisso que aceito a posição de presidente da Atunorpi. O turismo na região do Norte Pioneiro é um recurso valioso que merece nosso apoio e dedicação contínuos. Tenho trabalhado por muitos anos no setor empresarial e acredito firmemente que nosso potencial turístico pode ser uma força motriz para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável de nossa comunidade”, disse.

Mara Mello conta com o apoio do Vice-Governador do Paraná e Presidente do Sistema Fecomércio PR, Darci Piana. Esse apoio demonstra a confiança que líderes influentes depositam na capacidade de Mara de liderar e fortalecer a Atunorpi, uma entidade essencial para o desenvolvimento do turismo na região do Norte Pioneiro.

A eleição de Mara Silvia de Mello Moraes como presidente da Atunorpi é vista como um passo positivo para o crescimento contínuo do turismo na região e o fortalecimento do envolvimento empresarial local.

“Continuaremos trabalhando em estreita colaboração com as comunidades locais, empresários, órgãos governamentais e outras partes interessadas para impulsionar o turismo na região e criar oportunidades para todos os envolvidos. Estou ansiosa para liderar essa jornada e fazer a diferença no desenvolvimento do turismo em nossa amada região”, finalizou Mara Mello.

Fonte: Assessoria

Comentários
Continue lendo

Norte Pioneiro

Apae promove evento esportivo no domingo

Renda para compra de equipamentos da sala sensorial do Centro Clínico da entidade.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

No próximo domingo, dia 22, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) realizará um evento voltado à promoção da saúde da mulher, mas com atividades para toda a família: Corrida (treino), passeio ciclístico,
caminhada, gincana, orientações sobre saúde e autocuidado, sorteio de brindes e distribuição de pipoca e algodão doce (das nove às 11 horas).

Será cobrado uma taxa simbólica de participação no valor de R$ 10,00 de cada adulto nas modalidades de Ciclismo, Corrida e Caminhada. (Crianças e alunos da APAE não pagam).

São empresas participantes a CEDISAP, BLX Sports, Cintra Psicologia Clínica e Assessoria, JK Artes Gráficas, Acorrenorpi, Samp Schmidt, Guilherme Ress, SESC, Boberg Imóveis, Escola de Natação Peixinhos do Tio, Loja Maçônica
Ordem e Justiça n.o 14, Academia Evolux, Npdiario, III Milênio, Belladona, Estúdio Força Funcional, UNOPAR, Academia 1RM, Qualliprinting e D Louça.

Conta-se com o apoio também da prefeitura de Santo Antônio da Platina; Departamentos de Esporte, Cultura e Lazer; Departamento de Trânsito; Secretaria de Assistência Social e Tiro de Guerra.

Dados dos Trajetos:
Trajeto Ciclismo (6 km)
Um carro de apoio da APAE percorrerá o percurso à frente dos ciclistas.
Largada: 7h30
Saída em frente ao Centro de Convivência do Idoso;
Subir sentido Avenida Oliveira Motta até a prefeitura;
Retornar descendo pela Avenida Oliveira Motta até ao Centro de Convivência
do Idoso.

Trajeto Corrida Treino (6 km)
Largada: 7h35
Saída em frente ao Centro de Convivência do Idoso;
Subir até o final da Avenida Rennó (saída para Pinhal);
Retornar descendo pela Avenida Rennó até à Igreja Metodista Wesleyana;
*Repetir a volta*
Finalizar retornando ao Centro de Convivência do Idoso.

Trajeto Caminhada (3 km)
Um carro de apoio com música percorrerá o percurso à frente da caminhada.
Largada: 7h40
Saída em frente ao Centro de Convivência do Idoso;
Subir até o final da Avenida Rennó (saída para Pinhal);
Retornar descendo pela Avenida Rennó até à Igreja Metodista Wesleyana;
Finalizar retornando ao Centro de Convivência do Idoso.

Gincana
Início: Nove horas. Término: Dez horas.
Será feita na área livre ao lado do Centro de Convivência do Idoso.

Fonte: https://npdiario.com.br/

Comentários
Continue lendo

Norte Pioneiro

Turismo no Norte Pioneiro é fortalecido com trabalho da Atunorpi

Associação ajudou consolidar Angra Doce, além de Rota do Rosário e Rota do Café.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

A Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi) tem se destacado como uma força motriz por trás do crescimento do turismo na região, estabelecendo um forte legado de sucesso nos últimos anos. Embora tenha alcançado recentemente o segundo lugar no ranking de impacto do turismo no Paraná, a verdadeira história está no trabalho árduo que a Atunorpi realizou nos três pilares fundamentais do turismo regional: a Rota do Café, a Rota do Rosário e a consagrada Angra Doce.

Outro ponto que é preciso levar em consideração é a participação maciça da Atunorpi e seus representantes em várias feiras em diversos locais do Paraná e do Brasil, sempre levando o nome do Norte Pioneiro e seus produtos turísticos para expor e atrair turistas para a região.

Welington Trautwein Bergamaschi, presidente da Atunorpi, compartilha sua visão: “Cada município da nossa região agora tem uma base sólida para criar projetos que continuem a impulsionar nossos três principais produtos turísticos: a Rota do Café, a Rota do Rosário e a Angra Doce. A consolidação desses destinos é um tributo ao trabalho árduo e ao compromisso de nossa associação, e é um testemunho de nossa visão compartilhada de promover o incrível Norte Pioneiro como um destino turístico de excelência.”

Angra Doce: O Destino Turístico Consolidado
A história da Atunorpi com a Angra Doce é um exemplo de dedicação e perseverança. Essa jóia do turismo, localizada nos municípios das duas margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, foi cuidadosamente moldada para brilhar. A paisagem composta por águas transparentes refletindo o verde da região e inúmeras ilhotas cativou os moradores locais. A Atunorpi abraçou essa visão e, com esforços incansáveis, transformou a Angra Doce em um destino turístico consolidado.

A região abrange os municípios de Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé (PR) e Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina (SP). As atividades turísticas na Angra Doce são vastas e incluem esportes como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, equitação, passeios náuticos, mergulho com cilindro e pesca esportiva. Com suas cachoeiras, trilhas, praias artificiais e locais históricos, como a reconstruída ponte pênsil Alves de Lima, a Angra Doce é um ponto de referência no cenário do turismo regional.

A Rota do Café: Apreciando a História e o Sabor
A região do Norte Pioneiro é berço de uma das tradições mais ricas do Brasil: a produção de café. A Atunorpi, ciente desse patrimônio, deu vida à Rota do Café. Este circuito não apenas permite que os visitantes mergulhem na história do café no Brasil, mas também experimentem seu sabor autêntico. Os municípios que fazem parte desta rota oferecem passeios por fazendas de café, onde os turistas podem aprender sobre o cultivo, a colheita e a produção desta preciosa bebida e ainda se hospedar em antigas casas de fazenda de café.

A Rota do Rosário: Religião e Cultura
Outra joia no portfólio de produtos turísticos da Atunorpi é a Rota do Rosário. Esta rota permite que os visitantes mergulhem na história, cultura e religiosidade da região. Os municípios ao longo dessa rota abrigam igrejas e 15 santuários, muitos dos quais estão ligados à devoção ao Rosário. Os turistas podem explorar esses locais, absorver a atmosfera religiosa e aprender sobre a rica herança cultural que permeia a região.

O Segundo Lugar no Ranking do Turismo no Paraná
Embora o destino turístico Norte Pioneiro tenha recentemente conquistado a segunda posição no ranking de impacto do turismo no Paraná, a ênfase verdadeira reside em sua missão contínua de promover esses produtos turísticos essenciais. Cada um dos três pilares, a Angra Doce, a Rota do Café e a Rota do Rosário, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do turismo na região, atraindo visitantes e contribuindo para a economia local e novos investimentos.

O impacto do turismo no Norte Pioneiro ressalta a dedicação e o sucesso da Atunorpi na promoção e desenvolvimento do turismo na região. Com a Angra Doce, a Rota do Café e a Rota do Rosário firmemente estabelecidas como pilares do turismo regional, o futuro se apresenta promissor para essa jóia antes escondida do Brasil.

Fonte: Asessoria

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas