Conecte-se Conosco

Educação

Governo regulamenta programa de educação em tempo integral na rede estadual

A iniciativa visa ampliar a educação em tempo integral nos colégios estaduais, garantindo aos estudantes uma formação mais completa.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (02) o decreto nº 10.141 , que regulamenta a lei nº 21.658/2023, que instituiu o Programa Paraná Integral (PPI). A iniciativa visa ampliar a educação em tempo integral nos colégios estaduais, garantindo aos estudantes uma formação mais completa, com atividades socioeducativas integradas ao currículo regular.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) tem aumentado o número de instituições de ensino que realizam a oferta de ensino em tempo integral. Em 2019, por exemplo, eram 73 unidades, passando para 82 em 2020, 92 em 2021, 167 em 2022, 253 em 2023 e alcançando 412 colégios com a modalidade em 2025. Atualmente, cerca de 80 mil alunos cursam a modalidade, entre ensino fundamental II, ensino médio ou ambos.

Além da oferta de atividades socioeducativas durante todo o período em que o aluno estiver na escola, que pode ser tanto de 35 horas quanto de 45 horas semanais, cada instituição de ensino terá metas estabelecidas, que contemplam desde a frequência escolar e o processo de ensino e aprendizagem, até o Índice de Acompanhamento do Modelo da Educação Integral vigente e os indicadores estabelecidos pela Seed.

“Acreditamos que investir na educação em tempo integral dos nossos alunos é uma das ações mais importantes da nossa gestão, afinal, mantê-los na escola por mais tempo com atividades e bem alimentados fortalece o seu aprendizado e contribui com os pais e responsáveis, que podem trabalhar mais seguros sabendo que o filho está no ambiente escolar”, destacou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Ainda segundo o decreto, a implantação do Programa Paraná Integral levará em consideração aspectos de ordem logística e pedagógica para a escolha tanto das instituições de ensino quanto dos anos/séries e sua implantação — se de forma gradativa (iniciando com uma série ou ano) ou simultânea (todo ensino fundamental, médio ou ambos) —, conforme política educacional planejada.

A gestão pedagógica das escolas com educação em tempo integral ficará a cargo da própria instituição, por meio de um grupo formado pelo diretor-geral, diretores-auxiliares, equipe pedagógica e professores coordenadores de área, de acordo com o porte da instituição de ensino. Já a gestão administrativa terá a participação do diretor-geral, diretores auxiliares, secretário escolar e agentes educacionais I e II.

Entre os objetivos desse grupo está a integração dos componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com as unidades curriculares da Parte Diversificada (conteúdos e atividades que atendam as especificidades locais, culturais e regionais) e Parte Flexível Obrigatória (parte do currículo que todos os alunos devem cursar, mas com flexibilidade na forma como é oferecida).

A organização do ensino contará com professores das áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Outro detalhe regulamentado pelo decreto é que o horário de almoço passa a ser considerado como parte da jornada integral do aluno, uma vez que ele permanece na instituição de ensino. Neste período, deverão ocorrer atividades como clubes de protagonismo, reuniões de líderes de turma, entre outras ações.

O Programa Paraná Integral tem como finalidades ampliar as oportunidades de acesso à educação de qualidade aos estudantes da rede estadual de educação do Paraná por intermédio da jornada escolar integral; promover a formação integral dos estudantes por meio da educação básica de excelência, desenvolvendo conhecimentos e habilidades necessários à construção de seus projetos de vida; e garantir um currículo escolar articulado por meio da integração das disciplinas da BNCC e da Parte Diversificada.

AVANÇO
O avanço no ensino público paranaense, que deixou a 7ª colocação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019 para o 1º lugar em 2021 e mantido em 2023, também passa pelo ensino em tempo integral.

As unidades escolares que funcionam neste modelo obtiveram um crescimento acima da média em 2023, tanto nos últimos anos do ensino fundamental quanto no ensino médio. Entre as escolas estaduais do ensino fundamental II, que abrangem estudantes do 6º ao 9º ano, 65,6% das unidades que funcionam no modelo integral aumentaram as notas no Ideb entre 2021 e 2023, com uma variação positiva de 14,3% na média das notas. O avanço ficou quase 12 pontos percentuais acima das demais escolas, cuja proporção de melhoria na avaliação foi de 53,9%.

No ensino médio, houve aumento no Ideb em 51,6% das escolas estaduais em tempo integral, contra 46,2% das demais, uma diferença de mais de 5 pontos percentuais. Na média, a nota das escolas integrais cresceu 18% entre 2021 e 2023.

Comentários

Educação

Mais de 10 mil chromebooks são entregues a escolas estaduais com apoio de emenda viabilizada por Lupion

Os Núcleos Regionais de Educação (NREs) começaram a receber os chromebooks destinados a alunos da rede estadual.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

Em um passo decisivo para ampliar o acesso à tecnologia nas salas de aula, os Núcleos Regionais de Educação (NREs) começaram a receber 10.208 chromebooks destinados a alunos da rede estadual. A iniciativa é resultado de emendas parlamentares federais, parte delas viabilizadas pelo deputado Pedro Lupion (PP-PR), com foco especial no Norte Pioneiro. A entrega simboliza mais do que investimento: é um avanço na construção de um ensino mais conectado e inclusivo.

A distribuição dos chromebooks tem como objetivo principal fortalecer o processo de ensino-aprendizagem e proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver competências digitais cada vez mais essenciais no mercado atual. Com o apoio dos NREs, os equipamentos estão sendo entregues a diversas instituições estaduais, democratizando o acesso a ferramentas tecnológicas e promovendo inclusão educacional.

A atuação dos diretores escolares tem sido fundamental na organização da entrega e no planejamento do uso pedagógico dos Chromebook.

A representante do deputado federal Pedro Lupion, Egna Vanzeli, participou do evento de entrega simbolizando o compromisso do parlamentar com a modernização da educação pública no Paraná. A emenda viabilizada reforça o papel da atuação política no desenvolvimento regional e na promoção da inclusão digital.

Fonte: https://www.blogdomarcosjunior.com.br/

Comentários
Continue lendo

Educação

Publicado edital de vagas ofertadas no processo seletivo de transferências e retornos

Inscrições podem ser realizadas de forma online até o dia 27 de maio.

Publicado

em

Foto: Divulgação/UFFS

A Universidade Federal da Fronteira Sul publicou edital de processo seletivo com as condições de habilitação às vagas oferecidas para admissão em seus cursos de graduação nas modalidades Transferência Interna e Retorno de Aluno-abandono da UFFS, Transferência Externa e Retorno de Graduado. As vagas são para os campi Chapecó, Laranjeiras do Sul, Realeza, Cerro Largo e Erechim, com ingresso no segundo período letivo de 2025.

Para realizar a inscrição, no período de 15 a 27 de maio, o candidato precisa: – Preencher o formulário de inscrição eletrônico e anexar, nos campos específicos do formulário, a documentação relacionada nos itens 2.3 a 2.5 do edital, conforme a modalidade de inscrição pretendida. O formulário de inscrição ficará disponível para preenchimento e envio na página do processo seletivo.

Dúvidas podem ser esclarecidas nos contatos a seguir:

Campus Chapecó: matriculas.ch@uffs.edu.br.

Campus Laranjeiras do Sul: matriculas.ls@uffs.edu.br.

Campus Realeza: matriculas.rl@uffs.edu.br.

Campus Cerro Largo: matriculas.cl@uffs.edu.br.

Campus Erechim: matriculas.er@uffs.edu.br.

Processo Seletivo: ps.uffs@uffs.edu.br.

Sobre as modalidades
Transferência Interna: troca de turno, de curso ou de Campus, no âmbito da UFFS.

Aluno-abandono da UFFS: estudante que já esteve regularmente matriculado e rompeu seu vínculo com a Instituição, por haver desistido ou abandonado o curso.

Transferência Externa: concessão de vaga a estudante regularmente matriculado em outra Instituição de Ensino Superior – IES, nacional ou estrangeira, para prosseguimento de seus estudos na UFFS.

Retorno de Graduado: concessão de vaga na UFFS para graduado da UFFS ou de outra IES que pretenda fazer novo curso.

Demais informações sobre o processo constam no Edital nº 365/GR/UFFS/2025

Fonte: https://www.uffs.edu.br/

Comentários
Continue lendo

Educação

PSS da Educação tem inscrições para professores, pedagogos, tradutores e intérpretes

O período de inscrição se estende até as 18h do dia 18 de maio.

Publicado

em

Foto: Reprodução

Estão abertas as inscrições para o novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR). Destinado à contratação temporária de professores, pedagogos e tradutores/intérpretes de Linguagem Brasileira de Sinais (TILS) e de línguas indígenas Guarani, Kaingang ou Xetá, para a rede estadual de ensino, o certame oferta 500 vagas, distribuídas entre os 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do Paraná.

O período de inscrição se estende até as 18h do dia 18 de maio, exclusivamente no site www.pss.pr.gov.br, onde o candidato deverá fazer cadastro prévio.

O edital do processo seletivo prevê a reserva de 10% das vagas para pessoas negras e 5% para pessoas com deficiência. A seleção consistirá de prova de títulos, de caráter classificatório, com pontuação total de até 100 pontos. Cada habilitação/função tem sua especificidade, portanto é importante que o candidato verifique criteriosamente o edital antes de se inscrever. É possível se inscrever em quantas funções desejar, desde que possua a escolaridade exigida.

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou a importância da abertura do processo seletivo. “A contratação de profissionais qualificados garante, na ponta, um ensino de qualidade aos estudantes da rede estadual e a formação de cidadãos preparados para os desafios do mundo atual. Por meio destes professores, pedagogos, tradutores e intérpretes, conseguiremos manter o Paraná como estado de referência na educação pública do Brasil”, afirmou.

RESULTADO
O resultado provisório do PSS será divulgado após as 16h do dia 22 de maio. A classificação final será homologada em 30 de maio, com divulgação no site da Seed-PR.

O prazo de validade do processo é 31 de dezembro de 2025, podendo ser prorrogado uma vez. Detalhes completos sobre cronograma, número de vagas por NRE, requisitos de escolaridade e instruções de apresentação de documentos estão disponíveis para consulta no edital.

Fonte: https://www.blogdomarcosjunior.com.br/

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas