Conecte-se Conosco

Educação

Governador libera R$ 220 milhões para reformas e equipamentos para escolas

Anúncio foi feito pelo governador no II Seminário de Diretores da Rede Estadual de Ensino.

Publicado

em

Fotos: Jonathan Campos e Gabriel Rosa/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (22) a liberação de R$ 220 milhões para melhorar a estrutura das escolas da rede estadual do Paraná. Os recursos serão usados para reformas nos colégios e para a compra de fornos, máquinas de lava-louça e equipamentos de ar-condicionado. Os anúncios foram feitos no II Seminário de Diretores da Rede Estadual de Ensino, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

O objetivo é seguir com o plano de melhorar o ambiente escolar e a estrutura física das escolas para alunos, professores e funcionários da rede estadual de ensino. “Uma parte deste investimento será usado para reparos, obras e reformas nas escolas que mais precisam e outra parte se destina à compra de equipamentos, ajudando tanto na merenda dos nossos alunos, como no conforto dentro das salas. Todos estes fatores têm impacto na aprendizagem dos estudantes”, disse o governador.

Com os investimentos realizados pelo Governo do Estado na área nos últimos anos, o Paraná alcançou o melhor desempenho do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) desde as séries iniciais do ensino fundamental até o ensino médio, com aumento significativo nas notas em todas as avaliações realizadas desde 2017.

Também relacionado à estrutura das escolas, o governador destacou o plano que está em curso de trocar as salas de aula de madeira por salas de salas modernas, construídas em sistemas de ecoconstrução, em todo o Estado. Ao todo, são R$ 113 milhões que estão sendo investidos para esta finalidade. Em 320 salas de aula esta troca está em execução ou finalizada, e as obras em outras 184 salas serão contratadas nas próximas semanas.

“Este é mais um exemplo de como estamos olhando para as nossas escolas. Eram salas construídas nos anos 60 e 70, que agora estão sendo modernizadas. Um bom ambiente escolar é o primeiro passo para uma educação de qualidade”, afirmou Ratinho Junior.

O governador também anunciou a abertura de edital com 2 mil vagas para a dobra de padrão para 40 horas dos professores da rede e o pagamento do bônus para os profissionais das escolas que tiveram bom desempenho no Ideb.

“A educação se faz com investimento. São investimentos em infraestrutura, para dar condição de trabalho aos nossos professores, diretores e funcionários, e investimentos na nossa equipe, seja com os materiais didáticos, as formações continuadas ou com o reconhecimento. Todo este trabalho tem como resultado o excelente desempenho que o Paraná alcançou no Ideb”, disse o secretário de Educação, Roni Miranda.

ESTRUTURA
Dos investimentos anunciados nesta quinta-feira, R$ 100 milhões serão usados para a reforma de aproximadamente 100 escolas que precisam de reparos em suas estruturas. O valor faz parte de um plano total de R$ 450 milhões que serão destinados a obras em todas as unidades da rede estadual.

Nesta primeira etapa, as reformas vão se concentrar nos colégios que precisam de intervenções mais urgentes, de acordo com critérios técnicos definidos pelos Núcleos Regionais. Entre as obras estão trocas de pisos, pinturas, reformas nas redes elétricas e hidráulicas, telhados e construção de rampas de acessibilidade, por exemplo.

Outros R$ 120 milhões anunciados pelo governador fazem parte de uma autorização para licitação de mil fornos combinados elétricos, 2 mil máquinas de lava-louça e 10 mil aparelhos de ar-condicionado. O objetivo destas aquisições é estruturar melhor as cozinhas das escolas e avançar no plano de climatizar todas as escolas do Estado.

Além destes 10 mil equipamentos de ar anunciados nesta quinta-feira, o Estado já instalou outros 5 mil aparelhos e deve adquirir, ao longo de 2025, mais 10 mil equipamentos, completando todas as salas de aula do Estado.

“Estes investimentos reforçam a visão do Governo do Estado de tornar as escolas ambientes adequados para que professores, alunos e funcionários desempenhem o máximo de seus potenciais. Esta política levou o Paraná a ter a melhor merenda do Brasil e aos maiores índices de desempenho educacional”, disse a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.

MODERNIZAÇÃO
Do ponto de vista metodológico, o plano pedagógico do Estado é baseado em uma estratégia de acompanhamento contínuo e modernização da grade curricular. Como forma de monitorar o desempenho dos alunos, o Estado passou a aplicar a Prova Paraná. A avaliação gera diagnósticos trimestrais e que ajudam a Seed, os Núcleos Regionais e as direções dos colégios no monitoramento e na tomada de decisões.

O Estado também adotou plataformas digitais para complementar as ações em sala de aula, com aplicativos interativos para prática de redação e aprendizado de inglês, e ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para o aprimoramento no ensino de matemática.

Os alunos da rede estadual também têm acesso a três refeições completas por turno nas escolas da rede pública do Paraná. As merendas são compostas por proteínas e alimentos orgânicos vindos da agricultura familiar diariamente dentro das escolas. No primeiro semestre deste ano, das 23 mil toneladas de alimentos fornecidas aos estudantes e servidores no período, 5 mil foram adquiridas de pequenos agricultores do Estado.

PRESENÇAS
Também estiveram presentes no Seminário de Diretores os secretários da Segurança Pública, Hudson Teixeira; do Turismo, Márcio Nunes, e o chefe da Casa Militar, Marcos Tordoro.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br

Comentários

Educação

Rede estadual abre matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2024 na segunda-feira

Confirmação das vagas, tanto para matrícula inicial quanto para rematrícula, seguirá até 10 de novembro.

Publicado

em

Fotos: Lucas Fermin/SEED-PR

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) informa que começa nesta segunda-feira (23) o processo de matrícula e rematrícula para o ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino. A confirmação das vagas, tanto para matrícula inicial quanto para rematrícula, seguirá até 10 de novembro. Este ano, a previsão é que o processo envolva a participação de pais e responsáveis legais de aproximadamente um milhão de estudantes da rede pública estadual.

Assim como em anos anteriores, os responsáveis legais devem fazer o procedimento de forma online pelo site da secretaria estadual da Educação, na Área do Aluno. A matrícula inicial ou rematrícula devem ser realizadas por meio da opção “Matrícula On-line”, após a conferência ou atualização cadastral do estudante pelo seu responsável legal. O responsável pode confirmar a vaga na instituição de ensino em que o filho já estuda ou na indicada pela Seed-PR (no caso de matrícula de ingresso).

Caso deseje outra que não a indicada pela Pasta, é preciso apresentar até três instituições de ensino de preferência. Nesta opção, o estudante será inserido no Cadastro de Espera de Vaga Escolar (Ceve) e o responsável deverá entrar na “Área do Aluno”, a partir de 23 de novembro, para conferir o resultado da solicitação e, partir do dia 27 do mesmo mês, para confirmar a matrícula na instituição de ensino de preferência.

Se nenhuma das opções for contemplada, o estudante permanecerá na instituição de ensino direcionada pela Seed-PR, para a conclusão do processo e, a partir 2 de janeiro de 2024 poderá entrar novamente na lista de espera de outras instituições de ensino.

ACESSO
Para acessar o site, o responsável legal ou o próprio estudante (quando maior de 18 anos e indicado como responsável) deve informar seu CPF e senha (que pode ser recuperada por SMS no celular cadastrado) para acessar a “Área do Aluno”. O primeiro acesso é restrito ao CPF e ao telefone celular cadastrados.

Caso o responsável legal não possua celular ou não tenha acesso à internet, ele poderá fazer a matrícula online na instituição de ensino estadual onde o aluno já estuda, ou mesmo na escola mais próxima de sua residência. Em ambos os casos, a escola disponibilizará acesso aos pais ou responsáveis para efetivação da matrícula online.

NOVOS ALUNOS
Para alunos oriundos de outros estados, países e redes particulares, os responsáveis deverão entrar na Área do Aluno, criar o Cadastro Geral de Matrícula (CGM) e indicar três instituições de ensino de preferência. Feito isso, deverá aguardar o resultado do processamento das vagas escolares e confirmar matrícula a partir do dia 27 de novembro.

DOCUMENTOS
Para a efetivação da vaga, é necessário apresentar toda a documentação obrigatória, seja enviando desde o momento da confirmação da matrícula ou entregando presencialmente na instituição de ensino onde foi feito o processo, até o primeiro dia letivo de 2024.

Para a rematrícula é obrigatório o comprovante de vacinação e a fatura emitida pela Copel ou pela Sanepar nos últimos dois meses. Para a matrícula de ingresso os documentos necessários são certidão de nascimento; documento oficial de identificação com fotografia do responsável legal em caso de estudantes menores de idade; comprovante de vacinação; fatura emitida pela copel ou pela sanepar nos últimos dois meses.

O estudante não aprovado no ano letivo de 2023 manterá sua matrícula na instituição de ensino de origem. Mais informações estão disponíveis na Instrução Normativa N.º 001/2023 – SEED/DPGE.

ENSINO PROFISSIONAL
Para quem deseja cursar o ensino médio e fazer um curso técnico integrado é necessário fazer neste mês de outubro matrícula online no ensino médio regular. A diferença é que neste mesmo período as escolas que ofertam ensino técnico já estão fazendo as inscrições e entrevistas com os interessados, para então abrir as turmas de 2024.

A partir do dia 27 de novembro, os estudantes classificados serão contatados pela escola para a confirmação da matrícula na Área do Aluno. Confira AQUI mais detalhes do cronograma desse processo.

EJA
As matrículas para o 1º semestre do ano letivo de 2024 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada àqueles que não tiveram a possibilidade de concluir os anos finais do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio até a idade adequada, também estão abertas no Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e nas escolas que ofertam EJA.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/

Comentários
Continue lendo

Educação

Projeto quer que escolas tenham especialistas para atender autistas

Proposta pretende suprir a demanda de profissionais em instituições de ensino estaduais.

Publicado

em

Foto: Reprodução

Uma proposta em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná determina que as escolas estaduais paranaenses disponham de profissionais com certificação técnica ou ensino superior para realizar o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A justificativa do projeto de lei 31/2023, de autoria do deputado Thiago Bührer (União Brasil), afirma que há um déficit de profissionais especializados no assunto. Por isso, argumenta, a inclusão das pessoas com TEA “se torna incompleta e sobrecarrega os poucos profissionais capacitados”.

A proposta proíbe a contratação e utilização de estagiários para tal finalidade, salvo quando acompanhado de um profissional comprovadamente capacitado no atendimento as pessoas com TEA. A determinação diz ainda que as despesas decorrentes para executar as ações virão de dotações próprias no orçamento vigente. O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).Ainda de acordo com a justificativa da medida, o tratamento adequado e o apoio educacional em idade precoce melhoram os resultados em longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

“Diante disso, os professores e demais profissionais de educação precisam ser sensíveis, criteriosos e observar as potencialidades e habilidades, trabalhando com responsabilidade, fortalecendo parcerias com as famílias e demais profissionais que atendem o aluno”, afirma.

Fonte: https://npdiario.com.br/

Comentários
Continue lendo

Educação

Governo agora lança ‘Ganhando o Mundo’ para os professores

São 96 vagas com cursos na Finlândia e Canadá.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

O programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, do Governo do Estado, lançou nesta segunda-feira (30) mais uma edição, voltada aos professores e pedagogos da rede estadual de ensino do Paraná, com embarque previsto para setembro deste ano. Os destinos são Finlândia e Canadá, onde os candidatos selecionados terão uma experiência de até quatro semanas de formação continuada em uma instituição de ensino superior. As inscrições começam nesta segunda, seguem até 12 de fevereiro e devem ser feitas por meio de formulário (deve ser acessado com o @escola).

Para se inscrever, é preciso ser professor ou pedagogo QPM (Quadro Próprio do Magistério) atuando na rede pública estadual. Também é necessário ter participado do programa Formadores em Ação, da Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) — ou como cursista em 2022 ou como professor formador suprido para atuar em 2023. Ao todo, são 96 vagas, destas, 63 são para professor ou pedagogo formador e 33 são para professor ou pedagogo cursista.

Na instituição de ensino no exterior, os cursos ofertados tratam de temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizagem, educação inclusiva, além de momentos de vivência nas escolas de educação básica do país.

Durante esse período, os professores e pedagogos produzirão projetos educacionais ou propostas de curso de curta duração, que serão colocados em prática (na escola e no grupo de estudos Formadores em Ação) após o retorno ao Brasil.

“O Ganhando o Mundo é uma grande estratégia de educação pública. Nós levamos jovens ao Canadá e Nova Zelândia na primeira gestão e já há um edital aberto para mais mil estudantes conhecerem outro país e ampliarem seus conhecimentos. Esses jovens voltam para o Brasil como líderes e exemplos em suas escolas. É um dos programas que estão ajudando a transformar a nossa realidade, assim como as aulas de programação, robótica e novas tecnologias em salas de aula”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Os cursos serão ministrados em português no Canadá e em inglês na Finlândia. São 24 vagas para a Häme University of Applied Sciences, na Finlândia, e 72 vagas para instituições canadenses que integram a associação Colleges and Institutes Canada.

Após concluir o período de formação, os professores e pedagogos terão mais quatro semanas de mentoria on-line com profissionais das instituições de ensino onde fizeram o intercâmbio. Essa etapa os auxiliará a implementar no Brasil os projetos que foram desenvolvidos durante o intercâmbio.

“Nesse intercâmbio, os professores vão conhecer novos currículos e metodologias de ensino. É um programa que agrega à educação do Paraná porque eles vão retornar e contribuir com seus colegas, trazendo todo esse aprendizado e sendo grandes multiplicadores de conhecimento”, completa Roni Miranda, secretário da Educação.

SELEÇÃO
Serão selecionados os candidatos melhor classificados em relação à nota, formada a partir de dois fatores: experiência no Formadores em Ação (serão atribuídos pontos a cada jornada concluída) e prova didática. Esta consiste na entrega de um plano de ação e de um vídeo, ambos abordando uma situação-problema do ambiente escolar e uma proposta de solução, dentro de um dos temas propostos no edital: currículo, metodologias ativas, educação inclusiva, avaliação de aprendizagem gestão de sala de aula ou baixa aprendizagem.

Também será preciso fazer um teste de proficiência em inglês, para determinar o possível país de destino do participante. O candidato que tiver nota igual ou superior a B2, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), será classificado às vagas na Finlândia (com curso ministrado em língua inglesa). O que tiver nota inferior a B2 será classificado às vagas no Canadá (com formação em português) e realizará um curso preparatório de inglês ofertado pela Seed, para que possa se comunicar no país.

INVESTIMENTO
O investimento total nesta edição do Ganhando o Mundo é de R$ 3 milhões Seed. O Estado arcará com os custos de passagem aérea internacional de ida e volta; deslocamento do aeroporto à instituição de ensino e da instituição de ensino ao aeroporto; alojamento; alimentação; taxas escolares e passagem de Curitiba até a embaixada emissora do visto, bem como hospedagem e alimentação no período para obtenção do visto.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
O objetivo desta edição do Ganhando o Mundo é possibilitar que, a partir da imersão no sistema educacional de outro país, professores e pedagogos da rede estadual possam compartilhar metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, além de ampliar sua capacidade de contextualização social, histórica e cultural.

Durante o intercâmbio, os profissionais terão vivência em sistemas educacionais que são referência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e desenvolverão projetos que, ao serem aplicados nas escolas da rede pública estadual, contribuirão para o processo de ensino-aprendizagem.

Fonte: https://npdiario.com.br/

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas