Conecte-se Conosco

Norte Pioneiro

Fábrica de fertilizantes nitrogenados fará investimento de R$ 3 bilhões em Sapopema

Unidade deverá produzir cerca de 520 mil toneladas de fertilizantes por ano, o que equivale a cerca de 7% do consumo nacional.

Publicado

em

Fotos: Gabriel Rosa/AEN

O município de Sapopema, no Norte Pioneiro, sediará uma nova fábrica de fertilizantes nitrogenados (ureia) orçada em R$ 3 bilhões, o que fará dela uma das maiores do segmento no Brasil. Os detalhes do novo empreendimento foram discutidos nesta segunda-feira (19), em Curitiba, em reunião do governador Carlos Massa Ratinho Junior com investidores ligados à Paranafert, que será a empresa gestora.

A fábrica a ser instalada em Sapopema terá uma capacidade de produção de aproximadamente 520 mil toneladas de fertilizante por ano, respondendo sozinha por 7% do consumo nacional. Nela, também deverão ser produzidas anualmente mais 13 mil toneladas de enxofre e derivados

A estimativa, segundo os empresários envolvidos, é que cerca de 800 empregos diretos sejam gerados na futura fábrica. O cronograma inicial prevê que o empreendimento obtenha todas as licenças ambientais e outras autorizações legais para ser construído em cerca de um ano. Após este período, a obra deverá levar outros dois anos para ser concluída.

Ao conhecer detalhes do projeto, o governador comemorou o impacto positivo que deverá ser causado pelo investimento. “O Paraná terá em Sapopema uma das maiores fábricas de fertilizantes nitrogenados do Brasil, o que representa uma solução para toda a cadeia do agronegócio, ajudando o Estado e o País a dependerem menos dos fertilizantes que são produzidos em outros países, além de ajudarem no desenvolvimento de Sapopema e dos municípios vizinhos”, afirmou Ratinho Junior.

INSUMO ESTRATÉGICO
Devido à grande demanda do agronegócio, especialmente do Paraná, o Brasil é atualmente o maior importador mundial de fertilizantes, com cerca de 86% das suas necessidades atendidas por outros países. O insumo tornou-se ainda mais estratégico para o setor devido ao aumento de 180% nos preços entre 2021 e 2022 por causa da alta dos custos de matéria-prima, problemas logísticos causados pela pandemia e conflitos geopolíticos envolvendo grandes fornecedores, principalmente a Ucrânia.

Por esses e outros motivos, o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert) aprovou, em novembro de 2023, o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF/2050). No documento, ficou estabelecido que a produção nacional de fertilizantes deva ser capaz de atender de 45% a 50% da demanda nacional até 2050, o que torna dá à nova fábrica a ser instalada no Paraná um caráter ainda mais estratégico em nível nacional.

SUSTENTABILIDADE
Composto de alto teor de nitrogênio, a ureia é um dos nutrientes essenciais para o crescimento das plantas e amplamente utilizada para aumentar a produtividade agrícola. Quando aplicada com as técnicas adequadas de manejo, ela contribui para o desenvolvimento saudável das plantas com menos aplicações, reduzindo impactos ambientais como o risco de contaminação de lençóis freáticos, ao mesmo tempo em que demanda menos recursos naturais.

A produção do fertilizante nitrogenado é feita a partir da gaseificação do carvão mineral, que representa 25% da produção desse insumo em nível mundial. A China, a Índia e a África do Sul estão entre os países que mais utilizam essa tecnologia atualmente.

Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, que participou da reunião, a produção de fertilizantes em Sapopema a partir dessa técnica representa um grande potencial econômico para o Estado. “É mais uma oportunidade de aproveitar o potencial do patrimônio natural existente no Paraná, reduzindo a dependência das importações”, disse.

“O Norte Pioneiro vai ganhar muito com esse investimento e o nosso papel é fazer com que o licenciamento seja conduzido de acordo com as normas ambientais e com agilidade para que os empresários tenham confiança para investir”, acrescentou Souza.

O presidente do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro, informou que o órgão estadual já deu início às tratativas com a empresa para a emissão das licenças ambientais necessárias para a instalação do empreendimento em Sapopema. “Elaboramos o termo de referência com a empresa e pedimos aos representantes o RAS (Relatório Ambiental Simplificado) porque a fábrica utilizará uma tecnologia muito avançada”, afirmou.

“Aguardamos os detalhamentos do projeto, de como o insumo será processado, para que possamos dar sequência ao processo de emissão da licença de instalação”, acrescentou Scroccaro.

PRESENÇAS
Também participaram da reunião o vice-governador Darci Piana; o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva; a deputada federal Luísa Canziani; o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli; o conselheiro de Administração da Sanepar, Eduardo Scirarra; e representantes da Paranafert e investidores.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br

Comentários

Norte Pioneiro

Mostra de Teatro EnCena 2024 focalizará formação de público

XIX Mostra de Teatro EnCena acontecerá, entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, em vários bairros de Jacarezinho.

Publicado

em

Foto: Peça "Mortes Ardentes, Paixões Enterradas", do Humatriz Teatro, no EnCena 2023

Com espetáculos gratuitos e para todas as idades, a XIX Mostra de Teatro EnCena acontecerá, entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, em vários bairros de Jacarezinho, com o objetivo de ampliar a participação do público. O evento é uma ação cultural realizada, anualmente, pela Prefeitura de Jacarezinho, pelo SESC, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e pelo Instituto Federal, Campus Jacarezinho.

Segundo o diretor de Cultura da UENP, James Rios, a ideia, este ano, é expandir a Mostra e torná-la grande em capilaridade de público qualificado. “O nosso esforço, neste momento, está centrado na formação de plateia. Nossa pretensão é envolver, de maneira sistemática, o maior número de instituições de ensino, cujos alunos terão a oportunidade de assistir a espetáculos de excelente qualidade”, acentua.

James destaca que o EnCena se consagrou como o maior evento de teatro do Norte do Paraná. “Trata-se de um momento muito importante, de retomada de um projeto que também contará, a partir dessa edição, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, além de Companhias parceiras como o Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep) e o Modulado de Pesquisa Teatral”, disse.

O diretor de Cultura de Jacarezinho, Vagner Siqueira, recorda que o EnCena já trouxe para Jacarezinho os mais belos espetáculos nacionais e internacionais, proporcionando ao público o que há de melhor no cenário das artes cênicas, fortalecendo o setor cultural do município. “Agradecemos os nossos parceiros como a UENP, o SESC, o IF e o CAT, que, incansavelmente, não medem esforços para que possamos, a cada ano, realizar, com êxito, nossa Mostra de Teatro”, agradece.

Luís Antônio Ferreira, técnico de Atividades Culturais do SESC, conta que o EnCena se tornou um dos grandes festivais de teatro do Brasil ao longo dos últimos anos. “Acompanhei várias edições do evento e vi grandes montagens e espetáculos nacionais e internacionais sendo realizados em nossa cidade. São 19 anos de um festival realizado em Jacarezinho. Isso é muito louvável e ocorre em poucas cidades país afora. E nesta edição festiva, grandes espetáculos irão compor a programação da nossa Mostra e vão contagiar o público com toda a certeza”, prenuncia.

A assessora técnica de Cultura da UENP, Beatriz Rodrigues Cunha, conta que, durante a Mostra, artistas de todo o país e locais se reúnem para celebrar as artes cênicas, o teatro. “A mostra tem extrema importância para o desenvolvimento artístico local e regional, uma vez que estimula a formação de novos grupos, atores e atrizes e outros profissionais do setor cultural. O EnCena é capaz de impactar também outros setores como o comércio, o turismo e a própria economia local, através da extensa cadeia de profissionais e serviços envolvidos em sua realização”, diz.

O professor e coordenador do curso de Teatro do IFPR – Campus de Jacarezinho, Antônio Rodrigues, que é um dos curadores da Mostra, destaca que “a mostra celebra uma cena cultural cada vez mais dinâmica e pujante. Celebra a sua resiliência, deixando explicita a relação entre o presente e uma tradição teatral que sempre circulou pela cidade”, disse. O professor ressalta ainda que o EnCena celebra a parceria de instituições fundamentais no desenvolvimento social e econômico do Norte do Paraná. “Aqui eu me refiro ao Instituto Federal, UENP, Sesc, Prefeitura e ao nosso consagrado CAT – Conjunto Amadores de Teatro. O Encena é um espaço de trocas que fomenta a formação artística e cultural, configurando-se, a meu ver, como um dos indutores da economia criativa local e regional”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UENP

Comentários
Continue lendo

Norte Pioneiro

Handebol do Norte Pioneiro estará na fase final dos Jogos Escolares

A partir do dia 12 de julho a fase final da 70ª edição dos JEPS começará em Campo Mourão.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

A partir do dia 12 de julho a fase final da 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) de idade entre 12 a 14 anos começará em Campo Mourão. O Norte Pioneiro terá representantes no handebol masculino e feminino que garantiram vagas após as fases regionais e macrorregionais (que aconteceu na cidade de Cambará).

O Colégio Cívico Militar P. Paulo M Machado de Uraí conquistou o título na fase regional que aconteceu na cidade de Assaí. Com a classificação disputou a fase macrorregional que aconteceu na cidade de Cambará e conquistou o primeiro lugar.

Colégio Cívico Militar P. Paulo M Machado de Uraí

Pela frente no grupo E terá o Colégio Estadual Humberto Campos de Santo Antônio do Sudoeste e o Colégio Estadual Mariano Paganoto de Foz do Iguaçu.

O Colégio Cívico Militar Ruth M Correa de Ribeirão do Pinhal se classificou na fase regional que aconteceu em Jacarezinho. Disputou a fase macrorregional que aconteceu na cidade de Cambará e conquistou o segundo lugar.

Na fase final da competição a equipe terá pela frente no grupo C o Colégio Estadual Senador Moraes de Barros de Jussara e o Colégio Estadual João Paulo de Bom Sucesso.

MASCULINO

Colégio do Campo São Jorge de São Jerônimo da Serra

No masculino o Colégio do Campo São Jorge de São Jerônimo da Serra obteve a classificação após o título na fase regional em Assaí e o título na fase macrorregional que aconteceu na cidade de Cambará. O time está no grupo C juntamente com o Colégio Positivo Jardim Ambiental de Curitiba e o Colégio Vicentino São José de Foz do Iguaçu

O outro representante será o Colégio Cívico Militar Ruth M Correa de Ribeirão do Pinhal que se classificou na fase regional que aconteceu em Jacarezinho. Na fase macrorregional ficou com a segunda colocação. No grupo B terá pela frente o Colégio Princesa Izabel de Paiçandu e o Colégio Estadual Duque de Caxias de Saudades do Iguaçu.

Fonte: http://www.blogdomarcosjunior.com.br/

Comentários
Continue lendo

Norte Pioneiro

Sanepar amplia produção de água no Norte Pioneiro com aumento da vazão de poços

Em Rancho Alegre, a Sanepar inicia segunda-feira (8) testes de operação em um dos poços do sistema para ampliar vazão de água.

Publicado

em

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Sanepar está ampliando a capacidade de produção de água tratada em seis municípios do Norte Pioneiro, com novos poços e aumento de vazão em unidades já existentes. Em Rancho Alegre, o poço de menor vazão do sistema, que hoje opera com menos de 2 litros de água por segundo, terá sua vazão aumentada. Atualmente o poço representa menos de 10% da vazão do sistema.

“A expectativa é de que o poço triplique sua capacidade, passando a representar cerca de 30% da vazão total. Isso ajudará a garantir o abastecimento com tranquilidade, inclusive em períodos de estiagem e calor intenso”, destaca o gerente da Sanepar na região, Thiago Henrique Bueno.

Em Santa Mariana, a Sanepar investe R$ 900 mil no aumento da produção de água para o distrito de Panema. Em Ribeirão do Pinhal, há uma obra prevista para perfuração de mais um poço no sistema, além da operacionalização de novos poços em São Sebastião da Amoreira e em Curiúva.

Da mesma forma, a Companhia segue investindo e trabalhando para expandir os sistemas de abastecimento de água na região. Recentemente, a Sanepar também ampliou o abastecimento no município de Assaí, colocando em operação um novo poço no sistema. Perfurado no Aquífero Guarani, o poço representa um aumento de 20% na capacidade de produção de água do sistema.

TESTE OPERACIONAIS
Os testes para aumentar a vazão do poço em Rancho Alegre iniciam nesta segunda-feira (8) e devem ser concluídos na sexta-feira (12). Durante esse período, a distribuição de água pode ficar comprometida na cidade. Para evitar que ocorra desabastecimento, a Companhia pode utilizar caminhões-pipa para complementar a demanda da população. Os serviços sempre serão iniciados às 9 horas e finalizados até as 17 horas.

É importante reforçar que, em situações como esta, a Sanepar orienta que se faça uso da água, priorizando alimentação e higiene pessoal, sem desperdícios.

ATENDIMENTO
Caso o cliente tenha dúvidas ou queira mais informações, deve entrar em contato por um dos canais oficiais de atendimento da Companhia. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou ainda pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Mais informações também estão disponíveis no aplicativo para celular Sanepar Mobile ou no site: www.sanepar.com.br.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas