Conecte-se Conosco

Cambará

Escola Municipal Maria Alice Bittencourt Augusto Forti é reinaugurada no dia de seu aniversário de 13 anos

Município fez investimento com recursos próprios de R$ 1.089.033,31, na reforma e revitalização do empreendimento.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

O município de Cambará reinaugurou na manhã desta quarta-feira, 01 de setembro, o prédio da Escola Municipal Maria Alice Bittencourt Forti, no dia em que ela completa 13 anos de existência. Foram investidos R$ 1.089.033,31 (hum milhão, oitenta e nove mil, trinta e três reais e trinta e um centavos), recursos próprios do município.

Estiveram presentes o prefeito Neto Haggi e o vice-prefeito João Luiz Del Col; a secretária municipal da Educação e Cultura, Francieli Axman Tavares Duarte; os vereadores Marcos Roberto de Oliveira (Tetinha), Junior Olivato e João Mattar; Guilherme Cury, representando o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli; Waldir Domingues de Souza, representando o deputado federal Pedro Lupion; Gil dos Anjos, representando o deputado estadual Paulo Litro; Wellington Mello, representando o deputado subtenente Everton Marcelino de Souza; Renato José Forti, que foi casado com a professora Maria Alice que dá nome à Escola; a filha Ligia Maria Forti e o genro Luiz Gustavo da Cruz; a irmã Maria Inês Bittencourt e a prima Carolina Di Creddo Bittencourt; o pároco Antonio Carlos Qualia; os pastores David Junior Rosa e Gregório Magalhães Trindade Neto da Ordem de Pastores do município; a ex – diretora da Escola Estadual Rosa Saporski, que funcionou no prédio reformado, Katia Panichi Bastos; as secretárias municipais de Infraestrutura Urbana Claudia Guimaraes Betine, do Planejamento Beatriz Sakamoto, a diretora Beatriz Braatz, e a engenheira civil Andressa Garbeloti, responsáveis pelo projeto de reforma e revitalização do local; o policial militar José Aparecido Cunha, do Programa PROERD; secretários e diretores da Prefeitura; diretores e pedagogas das Escolas e dos Centros municipais da Educação; professores e trabalhadores da Escola Maria Alice; alunos e pais de alunos.

A cerimônia de reinauguração começou com as bençãos do padre Antonio Carlos Qualia e dos pastores David Junior e Gregório Magalhães. Os três religiosos evocaram mensagens bíblicas que destacam a importância da Educação infantil, que ajuda na transformação de crianças em adultos de bem para a sociedade. Em seguida, a atual diretora da Escola Andreia Aparecida dos Santos e a ex – diretora e atual pedagoga Tatiani Chagas Alberto, deram as boas vindas aos participantes da reinauguração. Maria Inês Bittencourt, falou em nome da família da professora Maria Alice, da alegria de ver que o município de Cambará realizou um grande investimento para que os estudantes da Escola continuem obtendo Educação de qualidade no município. Relembrou sua mãe, Ester Bittencourt, as tias Ivete e Aline, e como ela, todas mulheres profissionais da Educação. A secretária Francieli Axman, agradeceu a Prefeitura nas pessoas do prefeito Neto Haggi e do vice-prefeito João Luiz, os investimentos realizados na Educação Municipal, parabenizou a comunidade escolar da Escola Maria Alice, e a equipe pedagógica da Secretaria, pelos trabalhos realizados, destacando a união de objetivos que tem norteado o avanço destes trabalhos. O prefeito Neto Haggi, agradeceu o comparecimento na reinauguração, da família da professora Maria Alice, nascida em Cambará no dia 25 de novembro de 1959, e que trabalhou como professora do município atendendo na Escola Rural da antiga Usina Casquel.

As regências escolares da homenageada foram realizadas na então Escola Estadual Rosa Saporski, também chamada de Escola de Aplicação. Maria Alice faleceu no dia 20 de setembro de 1994. Destacou que a família Bittencourt sempre esteve ligada a Educação. Agradeceu ainda, a todos que estão trabalhando para que a cidade de Cambará siga cada vez melhor nos serviços prestados à população. “Tudo que fazemos começa na Câmara de Vereadores ao aprovarem o orçamento a que o município poderá disponibilizar nos serviços realizados. Depois segue para a Prefeitura, e cada pasta tem a sua importância na engrenagem que movimenta todos os nossos projetos. Portanto, ninguém faz nada sozinho. A entrega desta obra passou por muitas mãos, e só nos resta agradecer a todos, e parabenizar a comunidade escolar da Escola que volta a funcionar em um prédio totalmente reformado e revitalizado, com recursos próprios do município”, disse.

A equipe de professores e trabalhadores da Escola, realizaram uma apresentação musical a partir da canção “Por Enquanto (Mudaram as Estações)” da cantora Cássia Eller, para marcar a volta para o prédio escolar. O professor Donizete presentou a Escola com um quadro inspirado na obra da pintora Tarsila do Amaral, “Operários”, retratando os profissionais lotados na Escola. A ex – diretora Tatiani Alberto e a atual diretora Andreia dos Santos, foram homenageadas pelos esforços realizados para que a reforma e revitalização da Escola ocorresse. Três balões brancos foram soltos, em homenagem a Rosa Saporski, a Maria Alice e a ex – vice-prefeita e secretária municipal da Educação Claudia Batista, pelos grandes serviços que elas prestaram à Educação do município de Cambará.

Por Graça Maria.

Comentários

Cambará

9ª rodada da 4ª Liga Lucas Carvalho Dias Amadei

Os jogos foram realizados na Arena Pedra Lascada, em Cambará/PR

Publicado

em

Fotos: Reprodução

Realizada no final de semana a 9ª rodada da 4ª Liga Lucas Carvalho Dias Amadei. Os jogos aconteceram na Arena Pedra Lascada, em Cambará/PR.

Jogo 1
No primeiro jogo do dia, realizado às 08h30, o Aliança F.C. venceu por 3 x 2, a equipe do Nagassawa F.C. Os gols foram marcados por Luis Felipe Mendes, Wesley Jean e um contra. Para o Nagassawa, Rayner marcou os dois gols.

O melhor jogador da partida foi Jhonatan Maldonado, do Aliança F.C.

Jhonatan Maldonado – Aliança F.C.

Apitaram Celso Xixa e Nei Inácio de Andirá.

Aliança F.C.

Nagassawa F.C.

Jogo 2
No segundo jogo do dia, realizado às 09.40, o Cohab F.C. venceu por 5 x 1 a equipe do Serrinha F.C. Os gols foram marcados por Gabriel Inácio(dois), Mateus Henrique, Roberto da Silva e Wainer. Rodrigo Augusto marcou para o Serrinha F.C.

O melhor jogador da partida foi Gabriel Inácio do Cohab F.C.

Gabriel Inácio – Cohab F.C.

Apitaram Celso Xixa de Andirá e Reginaldo de Cambará.

Cohab F.C.

Serrinha F.C.

Jogo 3
No terceiro jogo do dia às 10h40, Fachinelli F.C. por 3 x0 (WO), a equipe BK Football Club Academy.

Fachinelli F.C.

Para esta partida, estavam escalados os árbitros Reginaldo de Cambará e Nei Inácio de Andirá.

Comentários
Continue lendo

Cambará

Preso elemento com drogas em Cambará

PM apreendeu cerca de 1.600 pedras de crack e mais de um quilo de maconha.

Publicado

em

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira, dia 21, por volta das 13 horas, a Polícia Militar de Cambará efetuou operação de combate ao tráfico de drogas prendendo um homem que portava em sua casa grandes quantidades de crack e maconha.

Após recebimento de denúncias sobre o envolvimento de um determinado indivíduo com tráfico de drogas, a equipe iniciou a ação e coletou indícios sobre os fatos. Diante disso, deslocaram até a residência do suspeito, localizada na Estrada da Pedreira.

Abordaram o indivíduo que autorizou buscas no local. Em seu quarto, dentro do guarda-roupas, foram encontradas porções de maconha. Na sala foram localizadas, em meio a umas roupas sujas, mais maconha e porções significativas de crack. Ainda na casa foram localizadas três balanças de precisão, material utilizado para embalar entorpecente e uma munição calibre 762.

No total encontraram 407 gramas de crack, em duas porções que renderia cerca de 1.600 pedras; 1,335 kg de maconha, e 300 unidades de saquinho para embalar a droga (foto principal).

As denúncias apontavam que o suspeito abordado estava guardando a droga para o seu filho. Indagado sobre os fatos, ele se manteve em silêncio. O filho não foi encontrado.

Contudo, o indivíduo (56 anos) recebeu voz de prisão por tráfico de drogas e foi encaminhado para a delegacia de polícia de Cambará. Os entorpecentes e objetos para o tráfico também foram apreendidos e encaminhados.

Fonte: https://www.npdiario.com.br/

Comentários
Continue lendo

Cambará

Cambará completou hoje 97 anos. Município recebeu uma benção ecumênica

Desfile simples do Tiro de Guerra 05-001, hasteamento e arriamento dos Pavilhões Municipal, Estadual e Nacional, marcaram as comemorações.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

Um desfile simples dos soldados do Tiro de Guerra 05 – 001, que é comandado pelo sub-tenente Vagner Dias da Costa, o hasteamento e arriamento dos Pavilhões Municipal, Estadual e Nacional, ao som dos Hinos do município e Nacional, marcaram na manhã desta terça-feira, 21 de setembro, as comemorações dos 97 anos de emancipação político administrativo do município.

Vivendo o segundo ano de pandemia da Covid-19, a Prefeitura optou por uma comemoração simples como a ocorrida em 2020. O prefeito Neto Haggi e o vice-prefeito João Luiz Del Col, acompanhado da esposa Soluedes, tiveram como companhia no palanque oficial, o pároco Antonio Carlos Qualia, os pastores David Junior Rosa, Gregório Magalhães Trindade Neto, e Carlos Martovicz da Ordem de Pastores do município, que realizaram uma benção ecumênica à cidade, os vereadores Marcos Roberto de Oliveira (Tetinha) e Junior Olivato, secretários e diretores municipais, as equipes pedagógica da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, e de todas as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil acompanhadas de seus diretores, e ainda, o efetivo da Guarda Municipal, diretores, professores e alunos do Colégio Estadual Cívico Militar Dr. Generoso Marques, o Clube Desbravadores Ômega e Kids, da Igreja Adventista do 7º Dia, e populares.

O município recebeu diversas mensagens de felicitações e progresso de autoridades e de cambaraenses residentes hoje em outros municípios.

Por Graça Maria.

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas