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Cinema e TV

Ennio Morricone, maestro e compositor italiano, morre aos 91 anos

Ele ganhou duas estatuetas no Oscar e outros prêmios por músicas de filmes como ‘Três Homens em Conflito’, ‘Os Intocáveis’, ‘Cinema Paradiso’, ‘Ata-me!’ e ‘Os Oito Odiados’.

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Foto: AP Foto/Michael Sohn, arquivo

Ennio Morricone, maestro e compositor de trilhas sonoras que marcaram a história do cinema, morreu aos 91 anos, nesta segunda-feira (6), na Itália.

Ele estava internado há 10 dias em uma clínica em Roma após sofrer uma queda e fraturar o fêmur. Um comunicado divulgado por Giorgio Assuma, advogado e amigo do artista, informa que o maestro italiano morreu “nas primeiras horas de 6 de julho no conforto de sua família”.

De acordo com a nota, Morricone “permaneceu lúcido e com grande dignidade até o fim” e “se despediu de sua amada esposa Maria”.

Ainda segundo Assuma, Ennio escreveu o próprio obituário. No texto, Morricone se despese de sua esposa, Maria Travia, — a quem cita a “despedida mais dolorosa” — de seus filhos, netos, amigos e do diretor de cinema Giuseppe Tornatore.

“Ennio Morricone está morto. Anuncio a todos os amigos que sempre estiveram próximos de mim e também aos que estão um pouco distantes e os saúdo com muito carinho”, escreveu o maestro.

O funeral será organizado de forma privada para respeitar “o sentimento de humildade que sempre inspirou os demais”, disse Assuma.

Morricone deixa a esposa, Maria, e quatro filhos, Andrea, Giovanni, Marco e Alessandra.

Foto: AP Photo/Boris Grdanoski, arquivo

Centenas de trilhas, dezenas de prêmios
Morricone nasceu em 10 de novembro de 1928, em Roma, e começou a compor aos seis anos. Em 1961, aos 33 anos, estreou no cinema com a música de “O Fascista”, de Luciano Salce.

Ele escreveu para filmes, programas de televisão, canções populares e orquestras, mas foi sua amizade com o diretor italiano Sergio Leone que lhe trouxe fama. Ele se dedicou muito às canções para o gênero “spaghetti westerns” que consagraram Clint Eastwood na década de 1960.

Entre as mais de 500 trilhas sonoras para cinema e televisão em seu currículo, há composições para filmes como “Três Homens em Conflito”, “A Missão”, “Era uma Vez na América”, “Os intocáveis”, “Cinema Paradiso”, entre outros.

Foto: AP Photo/Mark J. Terrill, arquivo

“A música de ‘A Missão’ nasceu de uma obrigação. Tinha que escrever um solo oboé, se passava na América do Sul no século XVI, e tinha a obrigação de respeitar o tipo de música do período. Ao mesmo tempo, eu tinha que compor uma música que também representasse os índios da região. Todas as obrigações me prendiam. Mas também fizeram com que saísse algo claro”, recordou o compositor à agência France Presse em 2017.

De acordo com ele, a música dos filmes italianos era medíocre e sentimental. Ele desejava renová-la com um estilo mais próximo de Hollywood.

Ao longo da carreira, Ennio ganhou dois prêmios no Oscar e dezenas de outros prêmios, incluindo Globos de Ouro, Grammys e BAFTAs.

Em 2007, recebeu um Oscar honorário por sua carreira musical. Na ocasião, dedicou o prêmio à esposa Maria Travia, com quem era casado desde 1956 e considerava sua melhor crítica. “Ela não tem treinamento formal em música, mas julga meu trabalho como o público o faria. Ela é muito rígida.”

Seu outro Oscar foi em 2016, com a trilha sonora de “Os Oito Odiados”, de Quentin Tarantino. Inicialmente, Ennio recusou o trabalho, mas depois cedeu, exigindo que Tarantino lhe permitisse uma “ruptura total com o estilo dos filmes ocidentais”.

Além de Leone e Tarantino, Ennio também trabalhou com nomes como Roman Polanski, Terrence Malick e os italianos Giuseppe Tornatore e Bernardo Bertolucci.

No início de junho, Morricone foi anunciado o vencedor, ao lado do também compositor John Williams, do prêmio Princesa das Astúrias das Artes na Espanha. A entrega do prêmio aconteceria em uma cerimônia, em outubro.

Famosos e autoridades lamentam
Nas redes sociais, famosos e autoridades lamentaram a morte de Ennio Morricone. “Sempre nos recordaremos, e com um reconhecimento infinito do gênio artístico, do maestro Ennio Morricone. Nos fez sonhar, nos emocionou e fez pensar, escrevendo notas inesquecíveis que ficarão para sempre na história da música e do cinema”, escreveu o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.

A morte de Morricone “nos priva de um artista distinto e genial”, lamentou o presidente italiano Sergio Mattarella.

O ator Antônio Banderas também lamentou a morte: “É com grande tristeza que nos despedimos do grande mestre do cinema. Sua música continuará tocando em nossas memórias. Descanse em paz.”

Foto: Dylan Martinez / Reuters

As principais trilhas
1964: “Por um Punhado de Dólares” de Sergio Leone
1965: “Por uns Dólares a Mais” de Sergio Leone
1966: “Três Homens em Conflito” de Sergio Leone
1966: “A Batalha de Argel” de Gillo Pontecorvo
1968: “Teorema” de Pier Paolo Pasolini
1968: “Era uma Vez no Oeste” de Sergio Leone
1969: “Os Sicilianos” de Henri Verneuil
1970: “O Pássaro das Plumas de Cristal” de Dario Argento
1971: “Quando Explode a Vingança” de Sergio Leone
1971: “Decameron” de Pier Paolo Pasolini
1971: “A Classe Operária vai para o Paraíso” de Elio Petri
1971: “Sacco e Vanzetti” de Guiliano Montaldo
1974: “Medo sobre a Cidade” de Henri Verneuil
1975: “Saló ou os 120 Dias de Sodoma” de Pier Paolo Pasolini
1976: “1900” de Bernardo Bertolucci
1978: “Cinzas no Paraíso” de Terrence Malick
1978: “A Gaiola das Loucas” de Edouard Molinaro
1981: “O Profissional” de Georges Lautner
1984: “Era uma Vez na América” de Sergio Leone
1986: “A Missão” de Roland Joffé
1987: “Os Intocáveis” de Brian de Palma
1987: “Busca Fenética” de Roman Polanski
1989: “Cinema Paradiso” de Giuseppe Tornatore
1989: “Ata-me!” de Pedro Almodóvar
1989: “Pecados de Guerra” de Brian de Palma
1991: “Bugsy” de Barry Levinson
1992: “A Cidade da Esperança” de Roland Joffé
1998: “A Lenda do Pianista do Mar” de Giuseppe Tornatore
2000: “Vatel, um Banquete para o Rei” de Roland Joffé
2000: “Missão: Marte” de Brian de Palma
2015: “Os Oito Odiados” de Quentin Tarantino

Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte

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Chica Xavier, atriz de ‘Sinhá Moça’ e ‘Renascer’, morre aos 88 anos

Atriz estava internada em um hospital no Rio e, segundo o neto, morreu na madrugada deste sábado (8), em consequência de um câncer.

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Fotos: Reprodução/Instagram Luana Xavier, João Miguel Junior/TV Globo, Divulgação/Globo e Márcio de Souza/TV Globo

A atriz Chica Xavier, conhecida por papéis marcantes em novelas como “Sinhá Moça” e “Renascer”, morreu na madrugada deste sábado (8) aos 88 anos, vítima de câncer de pulmão. Ela estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e tinha câncer. A morte foi confirmada pelo neto Ernesto Xavier.

Nascida na cidade de Salvador, Francisca Xavier Queiroz de Jesus consagrou-se como atriz de teatro, TV e cinema, ao longo de uma carreira de mais de 60 anos. Destacou-se como um dos maiores símbolos da representatividade negra na arte brasileira.

CARREIRA
Nos palcos, esteve na montagem de 1956 de “Orfeu da Conceição”. Atuou também em novelas como “Dancin’ Days” (1978), “Pátria minha” (1994), “Cara & Coroa” (1995), “O rei do gado” (1996) e “Força de um desejo”. Seu trabalho mais recente na TV foi “Cheias de charme” (2012).

Ao todo, a atriz participou de 26 novelas na TV Globo. Esteve também em 11 minisséries e 10 programas especiais, como Caso Verdade, Caso Especial e Teletema.

Participou ainda de produções no Canal Futura e nas TVs Bandeirantes, Manchete e Educativa.

Chica ainda esteve presente em 11 filmes, entre eles o clássico “O assalto ao trem pagador”, de 1962, dirigido por Roberto Farias.

Fonte: https://g1.globo.com/rj

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Alan Parker, diretor de ‘Expresso da Meia-Noite’, morre aos 76 anos

Parker morreu na manhã desta sexta-feira (31), em Londres.

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Fotos: Jack Guez/AFP/Arquivo, Twitter @TheAcademy e Carl Court/AFP/Arquivo

Alan Parker, diretor de “O Expresso da Meia-Noite”, “Mississipi em Chamas”, entre outras obras do cinema, morreu aos 76 anos.

Segundo a imprensa internacional, Parker morreu na manhã desta sexta-feira-feira (31), em Londres. O Instituto Britânico de Cinema (British Film Institute), do qual o cineasta é ex-presidente, confirmou a morte. “Estamos profundamente tristes com a morte de Alan Parker nesta manhã”, escreveu a instituição em mensagem no Twitter.

Em comunicado, a família afirmou que Parker morreu após sofrer anos com uma doença, que não foi informada.

CARREIRA
Nascido em Londres, na Inglaterra, Alan iniciou a carreira como redator publicitário, migrando para a direção de comerciais e iniciando seus trabalhos no cinema na década de 1970.

Alan ficou conhecido por seu trabalho em filmes como “Fama”, “A Chama que não Se Apaga” e “The Commitments – Loucos pela Fama”, além do longa “Evita”, estrelado por Madonna, “O Expresso da Meia-Noite”, “Mississipi em Chamas”. Ele também escreveu o livro “Bugsy Malone”, que deu origem ao filme “Quando as Metralhadoras Cospem”, dirigido por ele.

Ao longo da carreira, o diretor foi indicado diversas vezes em prêmiações como Oscar, Bafta e Globo de Ouro. Seu último filme com diretor foi “A Vida de David Gale”, estrelado por Kevin Spacey e Kate Winslet e lançado em 2003.

Em 1984, Parker foi homenageado pela Academia Britânica com prêmio Michael Balcon Award por sua contribuição ao cinema. Em 2013, foi novamente reconhecido por seu trabalho e recebeu o Bafta Fellowship, prêmio entregue pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, em reconhecimento “à contribuição considerável e excepcional ao cinema”.

“Quando você faz seu primeiro filme, tem certeza que será o seu último. E então você aperta os olhos e de repente, quarenta anos depois, você está no Bafta ganhando um prêmio como este”, disse Parker em comunicado ao receber a honraria.

Casado com Lisa Moran-Parker, Parker deixa cinco filhos e sete netos.

Andrew Lloyd Webber, compositor da trilha sonora de “Evita”, lamentou a morte do cineasta. “Muito triste por ouvir a notícia sobre a morte de Alan Parker. Meu amigo e colaborador em ‘Evita’ e um dos poucos diretores que realmente entendiam de musicais no cinema”.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas também lamentou a morte e citou Alan como um “camaleão”. “Seu trabalho nos entretinha, nos conectava e nos dava um grande senso de tempo e espaço. Um talento extraordinário, sentiremos muita falta.”

Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte

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Luto na televisão brasileira: morre Rodrigo Rodrigues

Apaixonado por esporte e música, apresentador fez amigos por onde passou e conquistou uma legião de admiradores com bom humor e competência.

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Fotos: Arquivo Pessoal, Instagram e Divulgação

A televisão brasileira está de luto. Aos 45 anos, morreu nesta terça-feira o apresentador Rodrigo Rodrigues, vítima de trombose venosa cerebral decorrente da Covid-19. O jornalista estava internado por complicações do novo coronavírus desde o último sábado na unidade de terapia intensiva do Hospital da Unimed, no Rio de Janeiro.

Com o bom humor característico e a competência indiscutível, Rodrigo Rodrigues deixou sua marca por onde passou. Desde janeiro de 2019 na Globo, o apresentador conquistou a confiança de todos, e diversos colegas logo se tornaram amigos também fora do ambiente de trabalho.

A morte de Rodrigo abre uma ferida que vai muito além do profissional insubstituível. Dentro e fora da Globo, dezenas de pessoas sentem a perda de um amigo. E a família chora a partida de um parente que conquistou uma legião de admiradores.

Rodrigo Rodrigues apresentou o Troca de Passes pela última vez no dia 9 de julho, quando relatou que um amigo com quem tivera contato recente testou positivo. No dia 13, o apresentador fez o exame, que também diagnosticou a Covid-19. Desde então, cumpriu o isolamento em casa, com acompanhamento da equipe médica da Globo.

Inicialmente, apresentou sintomas leves, como falta de paladar e olfato, mas disse que se sentia bem. No entanto, a situação mudou no último sábado, quando deu entrada no hospital com vômitos, desorientação e dor de cabeça.

De acordo com o boletim médico do hospital, foi diagnosticada uma trombose venosa cerebral, e o apresentador passou por uma cirurgia na noite de domingo para aliviar a pressão intracraniana. Nesta terça, porém, ele não resistiu e teve morte encefálica confirmada.

Rodrigo Rodrigues foi um dos grandes nomes da televisão brasileira nas últimas décadas. Iniciou a carreira em 1995, na Rede Vida, embora só fosse ingressar na faculdade de Jornalismo dois anos mais tarde. Em 2001, aceitou um convite da TV Cultura para integrar a equipe do programa “Vitrine”, apresentado por Marcelo Tas. Rodrigo ficou por lá até meados de 2003 e, na sequência, teve passagem curta como repórter no SBT.

Já em 2005, mudou-se para a TV Bandeirantes e, em seguida, retornou para a TV Cultura, desta vez para ancorar o “Cultura-Meio Dia” ao lado de Maria Júlia Coutinho. Ele permaneceu na função até 2010.

Em janeiro de 2011, Rodrigo ingressou na área de onde não sairia mais: o esporte. Assumiu a função de apresentador do “Bate-Bola”, da ESPN Brasil. Ganhou espaço e admiração graças à forma leve e descontraída de transmitir informação aos telespectadores. Entre idas e vindas, passou também pela TV Gazeta, pelo Esporte Interativo e pela Rádio Globo antes de ser contratado pela Globo no início de 2019.

Com carreira consolidada, Rodrigo Rodrigues chegou à equipe de esporte da Globo como reforço de peso. Começou com aparições em diferentes programas do SporTV e apresentou em algumas oportunidades o Globo Esporte de São Paulo. Em agosto, como mais um reconhecimento de sua competência, tornou-se âncora fixo do Troca de Passes.

Rodrigo Rodrigues com os comentaristas Sergio Xavier e Petkovic — Foto: Divulgação

Dentro e fora da televisão, Rodrigo Rodrigues tinha outra paixão que carregava desde a infância: a música. Em participação no “Domingão do Faustão” em março de 2020, ele contou que o interesse pelas artes começou cedo, com o desenho. Na sequência, veio o violão.

Em 2008, Rodrigo montou a banda “The Soundtrackers”, especializada em tocar trilhas de grandes sucessos do cinema. Guitarrista do grupo, ele dividia seu tempo entre o jornalismo e a música. Também encontrava espaço na agenda para escrever livros relacionados ao ambiente musical, como “As Aventuras da Blitz” e “Almanaque da Música Pop no Cinema”.

Na tela ou no palco, Rodrigo Rodrigues desempenhou suas funções com o brilhantismo de um dos gigantes da comunicação brasileira no século 21.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/rj

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