Colégios cívico-militares no Paraná: 200 escolas aprovam novo modelo para 2021
Em Cambará, 92,04% aprovaram iniciativa do Governo Estadual. Segunda consulta pública foi realizada em mais 16 colégios que protocolaram pedido junto à Secretaria da Educação para adotar o novo modelo.
Publicado
2 meses atrás
em
De
Cambará Notícias
Colégio Estadual Dr. Generoso Marques, em Cambará - Foto: Reprodução
Duzentas escolas estaduais do Paraná aprovaram, durante segunda consulta pública, o modelo cívico-militar para 2021. Um balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), na noite desta sexta-feira (13), confirmou a migração para o modelo em mais 14 colégios da rede estadual.
Com isso, o Paraná passará a ser o estado com o maior número de colégios com este modelo. Segundo dados do Ministério da Educação, atualmente o Brasil conta com 50 colégios cívico-militares. Destes, quatro já funcionam no Paraná desde início de 2020.
A mudança deve ser implantada a partir de fevereiro. Segundo o governo, as 16 escolas desta segunda consulta pública protocolaram um pedido junto à Seed para adotar o novo modelo.
A votação aconteceu na quarta-feira (11), das 11h às 21h, na quinta (12), das 8h às 21h, e nesta sexta-feira até as 21h.
Durante a consulta pública puderam votar pais, alunos maiores de 18 anos, funcionários e professores.
Participaram desta etapa colégios estaduais dos municípios de Cambará, Campo Largo, Campo Mourão, Colombo, Curitiba, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Foz do Iguaçu, Itaperuçu, Jardim Alegre, Londrina, Maringá e Sarandi.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Conforme a secretaria, ao todo, quase 10 mil alunos fazem parte dessas escolas.
Veja quais escolas que aprovaram o modelo na segunda consulta:
.Colombo: Colégio Estadual Rui Barbosa
.Cruzeiro do Oeste: Colégio Estadual Cruzeiro do Oeste
.Curitiba: Colégio Estadual Cândido Rondon e Colégio Estadual João Turin
.Foz do Iguaçu: Colégio Estadual Sol de Maio
.Maringá: Colégio Estadual Duque de Caxias
Conforme a secretaria, nas escolas com o novo modelo de gestão, os estudantes terão aulas extras de português, matemática e civismo.
As aulas continuarão sendo feitas por professores da rede estadual. Por outro lado, a instituição receberá de dois a quatro monitores militares.
Segundo o governo, as escolas que já adotaram esse sistema têm, em regra, um desempenho 20% superior à média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Investimento
O investimento na mudança da administração das escolas vai ser, de acordo com o governo estadual, de aproximadamente R$ 80 milhões e deve contemplar cerca de 129 mil alunos.
Perfil das escolas escolhidas
O Governo do Paraná informou que foram para a consulta da comunidade colégios em regiões com alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar.
A lei que prevê as escolas cívico-militares foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em setembro deste ano.
As instituições também precisam estar em municípios com mais de dez mil habitantes e que tenham, ao menos, duas escolas estaduais na área urbana.
Para ter validade, mais de 50% das pessoas aptas devem participar da consulta. Se uma comunidade escolar for formada por 500 pessoas, é necessário um quórum de pelos menos 251.
De acordo com a secretaria, a migração acontece nas escolas onde houver aceitação do novo modelo pela maioria simples dos votantes, ou seja, 50% e mais um voto.
Em torno das 20 horas deste domingo, dia 17, a Polícia Rodoviária Federal registrou um atropelamento de pedestre no km 19 da BR-369, zona urbana de Cambará.
Um homem de 38 anos, motorista de caminhão, foi atingido por um VW/Gol (foto) quando tentava atravessar a rodovia em trecho sem faixa para pedestres.
A vítima foi socorrida e encaminhada ao Pronto Socorro de Cambará em estado grave e não resistiu.
O condutor do carro nada sofreu, sendo submetido ao teste de Etilômetro, que não acusou ingestão de álcool.
O Bourbon Cambará Hotel, inaugurado em dezembro de 2018, anunciou a suspensão das atividades da unidade local.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do grupo.
Funcionários foram comunicados na manhã desta terça-feira (12). Não há previsão de retorno das atividades.
PANDEMIA
É mais um efeito da pandemia do novo coronavírus, que impactou as atividades do setor hoteleiro no Brasil. O Bourbon Cambará Hotel, empregava 26 funcionários desde o dia da sua inauguração.
Com a crise, nove funcionários haviam sido desligados no mês de outubro de 2020, e os 17 que estavam em atividade, foram comunicados do desligamento nesta terça-feira, dia 12.