Conecte-se Conosco

Cotidiano

Botão do pânico já está disponível para todo o Paraná

O mecanismo de defesa de mulheres está disponível para todo o Estado através das 161 Comarcas do Judiciário.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

Foi concluído nesta semana o processo de expansão do dispositivo de segurança Botão do Pânico Paranaense e, a partir de agora, o mecanismo de defesa de mulheres está disponível para todo o Estado através das 161 Comarcas do Judiciário. A Lei Estadual 18.868/2016, que implantou o botão no Paraná, é de autoria da deputada estadual e procuradora da mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cristina Silvestri (foto abaixo), do partido Cidadania.

“Uma enorme conquista que ajudará a salvar a vida de milhares de mulheres. Fomos pioneiros há alguns anos ao lançarmos o botão de maneira física e agora inovamos novamente, com o botão passando a funcionar de maneira digital e disponível em todos os municípios”.

O dispositivo digital está disponível através do App 190, da Polícia Militar, para mulheres que possuem medida protetiva de urgência e que recebem autorização do judiciário para o uso. Nestes casos, o dispositivo permanece vigente durante o período determinado pelo juiz ou juíza.

“O Botão do Pânico Paranaense representa uma medida de grande importância no enfrentamento à violência contra a mulher e é fruto do trabalho conjunto, com apoio do Tribunal de Justiça, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Celepar e Polícia Militar” relembrou a parlamentar, frisando que agora o desafio é levar às mulheres a informação de que elas podem contar com o aparelho e, inclusive, podem solicitá-lo no momento da denúncia na delegacia.

Atendimentos
Números do TJ-PR mostram que, em todo o Estado, são quase 30 mil mulheres com medidas protetivas de urgência aplicadas pela Justiça, que poderão ser beneficiadas pelo projeto.

Segundo o Tribunal, vítimas que podem utilizar o botão poderão acionar o dispositivo mesmo que estejam em uma cidade diferente da que residem – contanto que seja no Paraná. Caso a mulher esteja em outro Estado e acione o Botão do Pânico Paranaense pelo App 190, não será possível a Polícia Militar do Paraná enviar uma viatura para atendimento, porém, buscará meios junto aos órgãos de Segurança do Estado onde foi aberta a ocorrência.

Melhorias
Em reunião na Polícia Militar nesta semana, a deputada Cristina apresentou ao 1º Tenente Cleiton e Coronel Püsse sugestões de melhorias ao botão digital, como a acessibilidade para mulheres com deficiência visual. “Essa foi uma demanda apresentada através das nossas reuniões com as vereadoras e Procuradorias da Mulher. No Comando, foram receptivos à proposta e entenderam a necessidade da função de libras, que já entrará em fase de estudo pela CELEPAR”.

Fonte: https://www.npdiario.com.br/

Comentários

Cotidiano

Frio atinge todo o Paraná e 15 municípios registram as temperaturas mais baixas do ano

Massa de ar frio e seco avançou por diversas regiões do Estado nesta segunda-feira (19), derrubando bruscamente as temperaturas.

Publicado

em

Fotos: Valdelino Pontes/AEN

Uma massa de ar frio e seco avançou por diversas regiões do Paraná nesta segunda-feira (19), causando queda brusca das temperaturas. Em 15 cidades foi o dia mais frio do ano, como Guarapuava, na região Centro-Sul, onde os termômetros registraram mínima de -4,4ºC. Municípios do Oeste, Sudoeste e Centro-sul também tiveram temperaturas negativas. Houve, ainda, ocorrência de geada intensa, além de congelamento em algumas localidades.

O vento calmo, vindo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, invadiu o território paranaense, provocando resfriamento intenso, inclusive da região dos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba.

Além de Guarapuava, as estações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indicaram recordes de temperaturas baixas para o ano em União da Vitória (0°C), Toledo (-3.0°C), Ponta Grossa (-4.2°C), Pinhão (-4.5°C), Pato Branco (-2.6°C), Paranavaí (0.9°C), Palmital (-0.9°C), Jaguariaíva (-1.7°C), Guaíra (0.2°C), Francisco Beltrão (-1.8°C), Foz do Iguaçu (-0.9°C), Fernandes Pinheiro (-1.9°C), Cornélio Procópio (2.0°C), Cerro Azul (-1.8°C) e Cândido de Abreu (-1.7°C).

Em General Carneiro, no Sul do Estado, os termômetros marcaram -5,4ºC, a menor do Estado. A rede Simepar também apontou mínimas de -3,3ºC em Palmas, -2,4 em Inácio Martins, -1,9 em Irati, -1,8 em Cerro Azul, -1,7ºC em Cascavel, -1,1ºC em Cambará, -0,6 em Assis Chateaubriand e -0,9ºC em Foz do Iguaçu. Em Curitiba, a menor temperatura foi de 1,5°C, mas o registro de 0,4ºC do dia 30 de junho permanece como a mais baixa de 2021 até agora.

GEADA
A intensidade do frio no Centro-Sul e no Oeste paranaense, com marcas tão baixas, fez com que a geada fosse intensa em diversos municípios. “No Sudoeste e nos Campos Gerais houve confirmação de geada branca, enquanto a geada negra poderá ser confirmada, apenas, em alguns dias, após a constatação do congelamento do orvalho”, destacou Samuel Brum, meteorologista do Simepar.

A geada negra ocorre quando o ar está muito seco e a planta morre antes que ocorram a formação e o congelamento do orvalho. Em outras palavras, ela acontece quando a atmosfera tem baixa concentração de vapor d’água e a perda radiativa é intensa, causando resfriamento acentuado da vegetação, chegando à temperatura letal.

PREVISÃO
O frio intenso deverá se manter estável em todas regiões do Estado nesta semana. Há previsão de geada ampla sobre o território paranaense, com exceção do Litoral.

Nesta terça-feira (20), as temperaturas deverão ser novamente baixas, com formação de geadas especialmente nas regiões Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Também há possibilidades da ocorrência de chuvas fracas nos municípios que fazem divisa com Santa Catarina, conforme previsão do Simepar.

A partir de quarta-feira (21), o frio vai perdendo intensidade de forma gradual. “O tempo deverá seguir bastante seco e sempre com temperaturas bem baixas no amanhecer e mais elevadas durante a tarde. No final da semana o Paraná deverá atingir temperaturas máximas acima de 20ºC em praticamente todos os municípios”, disse Brum.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/

Comentários
Continue lendo

Cotidiano

Espaçonave Hope registra ‘aurora boreal’ de Marte em imagens mais detalhadas até agora

Revista ‘Nature’ noticiou os registros feitos por missão inédita dos Emirados Árabes Unidos.

Publicado

em

Fotos: Emirates Mars Mission

A espaçonave Hope, enviada em missão inédita pelos Emirados Árabes Unidos, captou as imagens mais detalhadas até agora das “auroras boreais” de Marte. Elas têm mecanismo similar ao das que são vistas na Terra: são resultado dos ventos solares que emanam pelos campos magnéticos do planeta.

Elas não são boreais em Marte, no entanto. A palavra boreal se refere ao polo Norte terrestre. No caso do planeta vizinho, as auroras podem ser observadas em outras regiões do globo. As partículas do vento solar entram em contato com o oxigênio na atmosfera, o que causa o brilho.

A Emirates Mars Mission (EMM) chegou a Marte em fevereiro deste ano e começou a fazer seus registros científicos em 23 de maio. A espaçonave Hope tem 1,35 tonelada e a missão custou US$ 200 milhões (mais de R$ 1 bilhão).

Capturar a aurora marciana não estava entre os planos principais e, por isso, o chefe científico da EMM, Hessa Al Matroushi, do Centro Espacial Mohammed Bin Rashid, em Dubai, disse à “Nature” que as imagens foram “apenas um presente”. A renomada revista noticiou as fotografias, mas os pesquisadores ainda não publicaram um estudo científico sobre os novos registros da EMM.

Na verdade, o objetivo da missão é realizar, pela primeira vez, uma pesquisa completa da atmosfera marciana, estudando mudanças diárias e sazonais. Os Emirados Árabes Unidos têm planos ambiciosos: querem estabelecer uma colônia em Marte em 2117.

Fonte: https://g1.globo.com/

Comentários
Continue lendo

Cotidiano

Com obra quase 100% concluída, SENAC Ourinhos começa a qualificar população no segundo semestre de 2021

Com 7 mil m² a escola profissionalizante oferecerá 80% das vagas dos cursos de forma gratuita.

Publicado

em

Fotos: Reprodução

Com obra quase 100% concluída, o SENAC Ourinhos poderá começar a qualificar mais de 1500 alunos ainda no segundo semestre de 2021, é o que destaca o Conselheiro Estadual do SENAC, Fred Corrêa Leite.

Na última semana estiveram presentes no prédio de 7 mil², Fred que também é Presidente do Sincomércio, o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, Robson Martuchi e o Presidente do Conselho da ACE, Diógenes Corrêa Leite. Localizado na rua Duque de Caxias, o prédio do SENAC Ourinhos também fará frente para a rua Floriano Peixoto. A área ocupa parte do terreno do extinto Clube Operário.

“Após dois anos do início da obra, foi muito gratificante levá-los para conhecer uma das escolas do Sistema S, que vai atender 35 municípios da região. Está praticamente tudo pronto, os 5 pavimentos, 8 salas de aula, 12 laboratórios, auditório com capacidade para recepcionar 125 pessoas, além de refeitório e copa. Após 18 anos de luta para conseguir essa escola profissionalizante para Ourinhos, estamos muito felizes com a finalização da obra”, disse Fred.

O processo seletivo para a equipe administrativa do SENAC Ourinhos está prestes a começar e em breve as vagas para os professores dos cursos estarão abertas. Os cursos ofertados serão nas áreas de: tecnologia da informação, moda e beleza, design e arquitetura, comunicação e artes, saúde e bem estar, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho e por fim, gastronomia e nutrição.

“80% das vagas dos cursos ofertados serão oferecidas mediante a concessão de bolsa de estudos integrais gratuitas, o que trará um grande diferencial para nossa cidade e região, capacitando profissionais nas mais diversas áreas de trabalho. Em nossa região, só existem escolas profissionalizantes deste porte nas cidades de Marília, Bauru e Presidente Prudente. Portanto será um grande presente para a população de Ourinhos”, finalizou o Conselheiro Estadual.

Fonte: agencialikeup.com.br

Comentários
Continue lendo

Mais Lidas